Projeto da Semana – Empório Francesca

Um novo conceito no ato de comprar alimentos para cozinhar. É o que o projeto do Grupo Concretiza busca trazer para Maringá. O escritório que iniciou suas atividades aqui na cidade em 2016, é liderado por Erico Vicentin Nirino e conta com uma equipe multidisciplinar para os projetos. O Empório Francesca, inaugurado no final do último mês de janeiro, apresenta uma nova maneira de encarar os alimentos vindos da terra trazendo uma conceituação bucólica ao projeto. “Como conceito primamos pelas sensações que causaríamos em nossos clientes […] bem estar e boas recordações. Para criar tais sensações usamos e abusamos dos tons terrosos e da madeira. O bucolismo está presente tanto na arquitetura em si, quanto nos detalhes do interior do Empório.” destaca Ana Isabel Scremin, arquiteta gerente de projetos do escritório.

Um dos destaques é o projeto luminotécnico, que visou garantir uma iluminação confortável ao mesmo tempo que destaca os protagonistas do espaço: os alimentos. “Luz muda tudo em um projeto de interiores! […] Utilizamos diferentes luminárias para compor a iluminação geral, indireta e decorativa, o que nos permitiu atingir as diferentes sensações que tínhamos por objetivo e ressaltar a beleza e vigor dos alimentos cuidadosamente selecionados.” ressalta Ana Isabel. Sobre as intenções do projeto na cidade, a arquiteta destaca que “A maior intenção é levar prazer e qualidade para a mesa dos Maringaenses […] onde o cliente não compra simplesmente alimentos, mas compra a experiência de comer bem.”. Trabalharam neste projeto Ana Isabel Scremin, Erico Vicentin Nirino (Engenheiro Civil, diretor do Grupo Concretiza), Marcia Capelari (Designer de Interiores), Michele Vida (Engenheira Civil), Roberto Tavares (Comercial / Execução) e Bruno Capelari Nirino (Projetista BIM Júnior). Confira a seguir a entrevista com Ana Isabel Scremin, arquiteta e gerente de projetos. 

Foto: Roberto Tavares / Arquivo Pessoal

Igor Mendes – Conte um pouco sobre a história do escritório Concretiza. A quanto tempo atuam no mercado, em quais segmentos, etc.

Ana Isabel – Fundada em janeiro de 2006 a CONCRETIZA iniciou suas atividades em Santa Catarina na cidade de Campos Novos. Em outubro de 2016 chegou em Maringá para a execução da obra do Hotel Nobile e do Centro de Eventos Fashion Hall no Complexo Paraná Moda Park. A sucessão de oportunidades e estar preparado para elas foi fundamental para a decisão em 2018 da nova unidade da empresa em Maringá trazendo consigo seu vasto e variado portfólio, onde vem conquistando novos clientes com projetos diferenciados, inovadores e pela alta qualidade de suas obras. A empresa tem apostado em obras comerciais, lojas de shopping, residencial de alto padrão, além de incorporação imobiliária com sua equipe de Arquitetos e Engenheiros altamente capacitados. Como diferencial em gestão transparente e de alta eficiência na Administração das Obras, tem conquistado índices de grande rentabilidade para seus clientes investidores. Projetando Idéias, Concretizando Sonhos.

Foto: Roberto Tavares / Arquivo Pessoal

IM – Qual foi o maior desafio ao projetar o espaço do Empório Francesca?

AIAcredito que o principal desafio tenha sido colocar tudo o que um mercado oferece, dentro de um pequeno espaço atendendo todas as normas e priorizando o conforto e sensação de aconchego para o cliente.

Erico Vicentin Nirino, Engenheiro Civil – Foto: Arquivo Pessoal
Ana Isabel Scremin, Arquiteta – Foto: Arquivo Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcia Capelari, Designer de Interiores – Foto: Arquivo Pessoal/Rede Social
Michele Vida, Engenheira Civil – Foto: Arquivo Pessoa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bruno Capelari Nirin, Projetista BIM Júnior – Foto: Arquivo Pessoal
Roberto Tavares, Comercial e Execução – Foto: Arquivo Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IM – Há uma vasta utilização de madeira na cobertura e cores escuras como o preto no interior. Quais foram as intenções ao utilizar esses materiais no projeto?

AIO prédio escolhido para o empreendimento era uma pizzaria. Da antiga estrutura mantivemos basicamente o madeiramento da parte da frente do galpão. Essa decisão foi uma consequência do conceito e partido que tomamos para o projeto. Como conceito primamos pelas sensações que causaríamos em nossos clientes ao adentrarem o espaço, principalmente aconchego, acolhimento, bem estar e boas recordações. Para criar tais sensações usamos e abusamos dos tons terrosos e da madeira. O bucolismo está presente tanto na arquitetura em si, quanto nos detalhes do interior do Empório. Através das cores, texturas e iluminação conseguimos criar esse ambiente tão almejado em nossa proposta. 

Foto: Roberto Tavares / Arquivo Pessoal

IM – Outro grande destaque é o projeto luminotécnico do ambiente. Como foi o processo de criação da iluminação do Empório?

AI – O projeto luminotécnico é de autoria da nossa gerente de projetos, Ana Scremin. Esse projeto, foi ao mesmo tempo um desafio e um prazer enorme. Criar uma iluminação que fosse capaz de juntamente com os demais elementos que compuseram a arquitetura de interiores, criar sensações tão sutis e ao mesmo tempo instigantes respeitando as normas técnicas para o segmento alimentício. É difícil falar em iluminação sem falar em sensação. Luz é matemática, mas também é charme, dá vida aos ambientes, estimula diversos sentimentos, resumindo: Luz muda tudo em um projeto de interiores! 

Poderia falar a matéria toda sobre como foi esse processo criativo, mas serei breve para conseguirmos pincelar diferentes aspectos do projeto como um todo. Um dos paradigmas da arquitetura voltada para mercados que buscamos romper no Empório foi o de que o mercado precisa ter iluminação fria (próxima a  6000k). Conseguimos atingir os níveis recomendados de iluminância fazendo o uso de lâmpadas com temperatura de cor amarelas e neutras para todo o salão. Utilizamos diferentes luminárias para compor a iluminação geral, indireta e decorativa, o que nos permitiu atingir as diferentes sensações que tínhamos por objetivo e ressaltar a beleza e vigor dos alimentos cuidadosamente selecionados. Para dar mais personalidade ao ambiente criei luminárias personalizadas e as confeccionei artesanalmente para dar um charme ao setor dos pães.

Foto: Roberto Tavares / Arquivo Pessoal

IM – Qual a maior intenção do projeto como um todo e o impacto dele para a cidade de Maringá, segundo o escritório Concretiza?

AI – A maior intenção é levar prazer e qualidade para a mesa dos Maringaenses, resgatar a essência de cozinhar com os alimentos vindos da terra, fruto da natureza perfeita do nosso criador e gerando mais oportunidades de momentos de convivência familiar, cuidado e calor humano. Para nós, Grupo Concretiza, o impacto de um empreendimento como esse para Maringá é muito positivo. Nossa equipe é composta por uma gama multidisciplinar de profissionais, dentre eles arquitetos, engenheiros e designers de interiores que participam ativamente de todos os projetos, trazendo diferentes perspectivas e colaborando para o enriquecimento de cada proposta. Com o projeto do Empório Francesca tivemos a oportunidade de trazer para Maringá um novo conceito de mercado, onde o cliente não compra simplesmente alimentos, mas compra a experiência de comer bem. Pois assim como o slogan do Empório já diz: Genial é comer bem.

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