Resfriamento na Arquitetura

Máquinas de ar-condicionado chamam atenção em fachada / Fonte: Shutterstock

Conforto térmico é um termo não tão comum no dia a dia, mas importantíssimo dentro dos processos de projeto em arquitetura. O conforto térmico nas edificações e espaços projetados é a satisfação corporal e mental do usuário propiciado pelo ambiente em que se encontra. Em outras palavras, significa estarmos confortáveis num determinado espaço sem sentir nem muito frio nem muito calor, mantendo a temperatura corporal interna. Tal estado garante diversos benefícios, pois confortáveis somos mais calmos e produtivos.

Devido à crise climática em que o planeta se encontra nos últimos anos, especialistas afirmam que o resfriamento dos ambientes será um dos grandes desafios da arquitetura futura, tentando atender essa demanda de maneira ecologicamente correta. Até porque, resfriar um ambiente é mais difícil do que esquentá-lo, o que nos leva a acreditar que formas artificiais de resfriamento são sempre as mais indicadas, como os ar-condicionados por exemplo. O setor da construção civil deve estar em constante busca de maneiras de refrigerar sem efeitos insustentáveis ao ambiente. Por isso as soluções mais indicadas antes do resfriamento mecânico ser a primeira opção, são as análises para implantação de técnicas de resfriamento passivo nos espaços. Para isso, deve-se considerar diversos fatores e condições do ambiente e das construções para garantir uma ventilação natural eficaz. 

Localização estratégica da edificação para um bom sombreamento, implantação de janelas nos locais e maneiras corretos para o fluxo de ar existente na região, isolamento de ambientes, sempre levando em consideração o clima local, as épocas do ano e os elementos arquitetônicos implantados. Essas são estratégias passivas de resfriamento que podem ser combinadas às mecânicas, pois infelizmente nem sempre darão conta do trabalho sozinhas, dependendo do projeto. Mas é sempre importante lembrar que devemos sim proporcionar os melhores ambientes aos usuários que os utilizam, sem que o problema do aumento da temperatura devido aos eventos climáticos também não seja deixado de lado.

Sair da versão mobile