Ressignificando Varandas

20201029 CiteArquitetura Borges3647 PedroVannucchi 424

Projeto: Edifício Borges 3647/Rio de Janeiro - Cité Arquitetura / Foto: Pedro Vannucchi - ArchDaily

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Para iniciar nossa conversa sobre esse importante espaço arquitetônico, precisamos entender suas origens. A varanda que conhecemos hoje é uma evolução da sacada, aquele pequeno ambiente externo à edificação, que inicialmente tinha a função contemplativa para vistas da cidade, cercadas por um gradil e muitas vezes com floreiras. Com o desenvolvimento da arquitetura, as sacadas aumentaram de tamanho, ganharam outras funções, sendo cobertas e também utilizadas como cobertura. Tais desenvolvimentos resultaram no que chamamos hoje de varanda ou até mesmo terraços. 

Enquanto as principais características da sacada são o tamanho reduzido, o posicionamento fora da parede do edifício e a isenção de mobiliário, as varandas por sua vez são maiores e se integram mais diretamente ao uso da casa ou apartamento, adquirindo funções além da contemplativa. Por isso, vários empreendimentos residenciais adotaram aos seus programas de necessidades o que chamamos de varanda gourmet, a fim de agregar valor e importância aos seus apartamentos. Adiciona-se a esse espaço uma churrasqueira, dando uma nova função a ele, e o ambiente acaba se tornando um elemento essencial para um apartamento considerado novo e imprescindível aos moradores brasileiros, churrasqueiros natos. 

Essa forma de definir as varandas perpetuou por muito tempo, e com a tendência da integração de ambientes cada vez mais forte, as varandas começaram a ganhar um maior destaque nos projetos, fazendo parte do que chamamos de living, ambiente integrado de uso comum num projeto. Elas agora se tornam sofisticadas, abrigando espaços de estar, contemplativos ou não, novas cozinhas gourmet e até pequenos jardins garantindo um espaço natural dentro da selva de pedra. Não podemos esquecer também que as varandas, por conta de suas grandes aberturas,  proporcionam aos ambientes ligados a ela vasta incidência de ventilação e iluminação naturais, elementos fundamentais para uma boa qualidade do seu lar. Qual novo uso você daria à sua varanda? Você acha interessante agregar a ela a função gourmet?

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile