Data simbólica, o 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e tem origem na história da literatura mundial. William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de La Veja (três grandes escritores) morreram nesse dia. Escolhida pela Organização das Nações Unidas visa incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre o assunto.
Mas e você, já leu algum livro essa semana, esse mês, esse ano?
No ano passado, constatou-se que a leitura das crianças brasileiras estão entre as piores do mundo, segundo a pesquisa Pirls (Estudo Internacional de Leitura). O estudo foi desenvolvido pela IEA (Associação Internacional para a Avaliação de Conquistas Educacionais), que conduziu análises com crianças do 4º ano do ensino fundamental em 57 países.
A referência da pesquisa é de 500 pontos, que representa a média de todos os países combinados. Os alunos do Brasil tiveram uma média de 419 pontos deixando o país na 52ª posição, atrás de Albânia, Cazaquistão, Azerbaijão, Uzbequistão e Kosovo.
Você sabia?
A bíblia em latim foi o primeiro livro impresso no mundo, após a invenção da prensa do alemão Johannes Gutenberg;
Dom Quixote, de Miguel de Cervantes é o livro mais vendido da história, com quase 500 milhões;
Cada indiano lê em média 10 horas e 42 minutos por semana, o que faz a Índia liderar o quesito;
Em 1994 o livro ‘Código Leicester’ de Leonardo da Vinci foi comprado por US$ 30 milhões por Bill Gates, sendo considerado o mais caro da história.