“Acreditamos na mudança social que a cultura pode trazer”

O Maringá

A cultura esporte e lazer também transforma a vida das pessoas, já a dança une comunidades e gera a sensação de pertencimento ao indivíduo. Isto justifica a existência da Associação Cultural Espaço Nelson Verri, há 15 anos. No período, mais de 10 mil pessoas passaram pelo local e aprenderam que a vida tem sentido.

Em todas as áreas o papel principal é dar oportunidade para crianças e jovens terem um futuro melhor. Por isto, o espaço prioriza várias modalidades além da valorização dos profissionais da área.

Além do atendimento a comunidade, a associação também faz ações solidárias para que outras famílias possam sentir o amor que a solidariedade traz. A campanha “Solidariedade é Cuidar” é uma das ações mais recentes, realizada em prol do Lar dos Velhinhos de Maringá. Durante um mês, a direção do Espaço, professores e alunos com mais de 15 anos se mobilizaram para arrecadar materiais de higiene pessoal para os 61 idosos e idosas do Lar.

Em entrevista para à equipe do jornal O Maringá, a social media do Espaço Nelson Verri, Vitória Verri explica um pouco sobre esse sonho que vem transformando gerações.

A valorização da cultura, do esporte ajudam na formação do cidadão, no caso de crianças e jovens. Portanto, como surgiu o projeto?

O Espaço Nelson Verri é um sonho do Mário Verri, nosso presidente e fundador, desde que se tornou secretário de esportes e lazer de Maringá, em 2000. Quando se elegeu vereador, em 2004, conseguiu que esse sonho se tornasse realidade. Então em 2005 o Espaço Nelson Verri foi inaugurado, no residencial Tuiuti, bairro que permanecemos até hoje. Oferecendo aulas de lutas, xadrez, ginástica e danças fomos conquistando a cidade com mais cultura. Começamos com poucos alunos, mas atualmente mais de 1.200 pessoas se matriculam todos os anos.

No local, mais de 10 mil pessoas passaram pelo local e aprenderam que a vida tem sentido.A partir de qual idade pode inscrever-se no projeto?

Pensamos muito nisso, em como mudar a vida das pessoas através da cultura. Por isso, crianças a partir dos 3 anos já podem se matricular no Espaço Nelson Verri. Para essa idade, fornecemos aulas de Ballet e Street Dance.

Quando estamos trabalhando com aquilo que a gente ama, a cada momento nos apaixonamos por algo novo, algo diferente, contudo ainda temos aquela nossa maior paixão. Nesse pensamento como é para vocês ensinar adolescentes que fazem da dança o seu próprio lar?

É uma emoção completa. Quando percebemos a realização das crianças e adolescentes, tudo faz sentido. Nas mostras de dança e festivais que apresentamos, cada aluno que sobe no palco é uma luz, um sonho, uma emoção, e quando terminam a coreografia sentimos como dever cumprido. Os olhinhos brilhando e a felicidade deles não tem preço e é por isso que trabalhamos afinco nestes 15 anos.

Nosso pré-requisito é: ter vontade de aprender!

A tecnologia avança em tempo recorde, afetando toda e qualquer área profissional. A partir desse fato, como foi para vocês ensinar durante a pandemia?

A pandemia foi um desafio enorme para nós. Em um espaço de três salas, reunimos mais de 1.200 alunos durante a semana, então quando foi anunciado a necessidade de distanciamento tivemos que fechar as portas até entender como passaríamos por este processo. De setembro a dezembro de 2020 trabalhamos com aulas remotas através do Google Meet, mas em 2021 vamos voltar parcialmente com as aulas presenciais, seguindo as medidas protetivas. Entendemos que, principalmente num momento tão incerto como este, a dança e cultura são fundamentais para a saúde mental.


Como os interessados devem fazer para se inscrever? Tem algum pré-requisito?

Nosso pré-requisito é: ter vontade de aprender! Enquanto tivermos vagas, colocaremos quem for possível nas turmas. Não cobramos mensalidade e nossos professores são capacitados para suas áreas de atuação, assim o Espaço Nelson Verri, além de inclusivo, tem muita qualidade. Atendemos dos 3 em diante e para se inscrever é necessário vir ao Espaço com documento pessoal e comprovante de residência.

Quais os cursos disponíveis hoje?

Nosso forte são as danças, mas oferecemos diversas modalidades com professores igualmente competentes. Em 2021 vamos oferecer aulas de: Ballet Clássico, Contemporâneo, Jazz Dance, Street Dance, Break Dance, Ginástica, Ritmos, Yoga e Karatê.

Para terminar como é para vocês depois de tantos anos de trabalho, poder proporcionar para crianças, adolescentes, homens e mulheres da melhor idade, esporte, dança, e a valorização da cultura?

Acreditamos na mudança social que a cultura pode trazer, além de fomentar a democracia da arte e da dança através das aulas gratuitas que oferecemos. Nestes 15 anos muito trabalho foi feito para chegarmos onde estamos, e isso só acontece graças aos nossos colaboradores e patrocinadores, que acreditam no poder da cultura como nós. Contamos com mais de 10.000 alunos neste tempo e eles são a fonte de energia que precisamos para manter o Espaço Nelson Verri vivo.

DESTAQUE.A dança e cultura são fundamentais. FOTO-REPRODUÇÃO/ESPAÇO NELSON VERRI

Saiba +

Para saber mais informações sobre aulas e atividades culturais, basta acessar o site ou pelo telefone: (44) 3026-7113 do espaço.

Sair da versão mobile