Em produção, documentário navega pela história do futebol profissional de Maringá

“Paixão Esquecida – A história do futebol profissional de Maringá” é uma realização do Maringá Histórica, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, união e reconstrução, com captação via Lei Federal de Incentivo à Cultura

WD estadio

Estádio Regional Willie Davids (Crédito: Cristiano Martinez/O Maringá)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Há mais mistérios entre o Willie Davids e o Campo do Alvorada do que pode imaginar o pobre torcedor. Se o futebol é uma caixinha de surpresas, somente estudos, filmes e livros é que podem apontar caminhos. Nem sempre soluções, porque clássico é clássico, e vice-versa.

A equipe do roteirista, pesquisador e diretor Miguel Fernando escolheu o trajeto da memória para produzir o documentário “Paixão Esquecida – A história do futebol profissional de Maringá”.

Em entrevista ao Maringá, o cineasta explica que a ideia do documentário surgiu há algum tempo, pois o projeto Maringá Histórica, do qual é coordenador, conseguiu uma série de vídeos antigos dos anos de 1970. Raros, inéditos e brutos. Material principalmente de 1977, quando o Grêmio de Esportes Maringá (GEM) conquistou o campeonato estadual.

“A gente estava com aquele material para poder trabalhar. E aí, surgiu a ideia para desenvolver esse documentário”, destacando que o filme não queria ficar restrito somente a 1977 ou ao Grêmio. “A gente resolveu navegar pela história do futebol profissional”.

Filmagens devem terminar em 25 de março (Crédito: Lírica Aragão)

Neste mês de março, as filmagens deram o pontapé inicial com previsão de finalizar no próximo dia 25. “A gente tem uma etapa mais intensa, que são as entrevistas. Depois, nós vamos ter três diárias em que vamos gravar as passagens minhas explicando alguns momentos históricos, lá no Willie Davids”, referindo ao principal campo de futebol na Cidade Canção, o Estádio Regional Willie Davids (WD).

Miguel Fernando explica que são várias etapas do trabalho de campo, selecionando entrevistados, que vão de ex-dirigentes de clubes profissionais a torcedores e torcedoras, passando por ex-jogadores e até mesmo arquitetos e urbanistas, que analisam a perspectiva do estádio e do futebol num contexto social.

A pesquisa conta com o suporte do Museu Esportivo de Maringá (MEM). E o lançamento de “Paixão Esquecida – A história do futebol profissional de Maringá” está previsto para o segundo semestre deste ano

Equipe técnica
Thayse Fernandes – diretora assistente
Lírica Aragão – still
Marcelo Lomuta – diretor de fotografia
Eliton Oliveira – Produtor executivo
Cosmos Filmes – coprodução
Apoio – Museu Esportivo de Maringá e Boteco do Neco
Pesquisa – Antônio Roberto de Paula e Ortilio Vieira

Assessoria de imprensa: Rachel Coelho
Making Of: Felipe Halisson – IDX

O filme é uma realização do Maringá Histórica, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, união e reconstrução, com captação via Lei Federal de Incentivo à Cultura; patrocínio: Fortgreen, Totalmix, FA Maringá, Dicomp e Masterprint, coprodução Cosmos Filmes; apoio: Museu Esportivo de Maringá.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile