Entrevista exclusiva: Victor Simeão

Novo Secretário da Cultura de Maringá

Secretario de Cultura de Maringá Victor Simeão

Natural de Umuarama, o jornalista Victor Simeão, 26, é formado em Ciências Sociais pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). Antes de assumir a Secretaria de Cultura, Simeão atuava como produtor cultural. Idealizador e fundador de Clube de Leitura, ele assinava uma coluna de crônicas no GMC Online e outra de literatura na rádio CBN Maringá.

A seguir, Simeão fala sobre suas expectativas e as questões que devem ser solucionadas na pasta que comanda.

Quando perguntado sobre a expectativa e a programação para o ano de 2021, ele diz: Nós já temos alguns eventos programados até o primeiro semestre desse ano. Porém, tudo de forma on-line. Depois da metade do ano, vamos nos adaptar a situação e nos reorganizar. O secretário enfatiza a importância dos eventos on-line, buscando o bem-estar dos artistas e do público – em conformidade com os decretos municipais.

Simeão afirmou ainda que, devido ao atual momento pandêmico que passamos, não pode fazer muitas promessas: “Não queremos criar falsas expectativas”. Ainda muito jovem – tem apenas 26 anos – Simeão relata “que a idade é relativa”, pois começou a trabalhar “desde os 10 anos e vem de família humilde, tendo uma vasta experiência de mundo”.

O novo secretário “tem muita desenvoltura com as palavras e parece realista no que condiz com a arte e cultura em Maringá”, diz Alexandre. Como prioridades, ele destaca a necessidade de apoio aos projetos ligados a grupos minoritários e socialmente discriminados e pouco valorizados, tais como: mulheres, negros, indígenas, ciganos e surdos.

E, para finalizar, Simeão que busca se manter antenado ao campo das artes e se diz um apreciador nato da cultura maringaense. O secretário tem alguns projetos em mente, mas tem cautela em os publicizar, “porque tudo depende de como a pandemia vai se desenrolar”.

Sair da versão mobile