Dia 21 de junho, acontece o Make Music Day, uma celebração global da música, iniciada na França em 1982, com o nome de ‘Fête de la Musique’. Esse é o maior evento de música do mundo que acontece simultaneamente em 120 países e em mais de mil cidades ao redor do planeta.
Em 2024, o evento contará com aproximadamente 1 milhão de estudantes realizando atividades musicais em 40 cidades brasileiras. Recorde do Make Music Day.
E tudo isso começou na cidade de Maringá no ano de 2022, quando o coordenador regional de Maringá, que hoje é o Supervisor Nacional do Make Music Day no Brasil, foi o pioneiro ao levar a realização musical para dentro das escolas públicas da Cidade Canção em parceria e apoio da Secretaria Municipal de Educação. “Foi fantástico, Maringá colocou 40 mil de seus alunos”.
Tal façanha levou a Cidade Canção a ser homenageada pela Anafima (Associação Nacional da Indústria da Música) que é a organizadora da iniciativa no país, com uma placa comemorativa pelo recorde mundial da participação no evento, e recebendo o título de “Maringá a cidade amiga da música”.
Maringá revolucionou o evento e foi a primeira cidade do mundo a colocar os estudantes da rede pública para fazer música. Sempre em evolução, no ano passado o número de alunos, mais as participações dos músicos, ficou em cerca de 70 mil.
A partir dessa iniciativa, a Cidade Canção passaria a incentivar outras cidades pelo Brasil. Só a capital de São Paulo nesse ano, inspirada nas ações de Maringá participará com seus 660 mil alunos da sua rede municipal de ensino.
O presidente da Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima), Daniel Neves, explica: “A ideia é mostrar como é bom e importante fazer música, como ela está presente a todo o momento em nossas vidas. Esse evento mundial traz a mensagem de que todos podemos cantar, tocar e se expressar por meio dela”.
Ronaldo Marques também preside a Associação Cultural Rock do Paraná e cita que o Make Music Day é aberto a todos que desejam participar. “Todo tipo de músico, seja amador ou profissional, jovem ou idoso, qualquer estilo musical, através de shows em praças, ruas, varandas, casas noturnas, ruas, janelas, calçadas, escolas particulares de música ou mesmo em lives digitais”.
Pela primeira vez na história, este ano, no dia 21 de junho, o Congresso Nacional vai homenagear a data e será iluminado de laranja (cor padrão) em celebração ao Make Music Day.
O Make Music Day 2024, no Brasil, terá como seu Embaixador, o mundialmente conhecido multiinstrumentista brasileiro Hermeto Paschoal.
Inscrições pelo site makemusic.org.br