Liberte-se, aceite-se, ame-se

Há três anos, projeto fotográfico traz à tona a beleza interior da mulher

WhatsApp Image 2021 03 10 at 3.32.54 PM 1

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

De acordo com o resultado de uma pesquisa realizada pela Kantar, empresa de dados em mulheres a partir dos 18 anos, afirma que muitas não conseguem acreditar em si mesma por causa da ausência de alguns elementos como: autonomia financeira (24%), autonomia sexual e corporal (23%), liberdade de pensamento e expressão (22%), representatividade (16%) e conexões sociais (15%).  Para quem é mulher e já se olhou no espelho, sabe que ter autoestima é um desafio diário que é colocado à prova todos os dias.

As mulheres têm uma beleza única, mas nem sempre é possível enxergar a própria beleza. Pensando nisso, os ensaios fotográficos se tornaram cada vez mais populares na vida das mulheres, isso, porque a fotografia é uma maneira de identificar essa beleza, olhar-se com outros olhos, encontrar uma imagem diferente do que o espelho mostra diariamente, sentir-se segura de si mesma e acima de tudo, sentir-se poderosa.

Há três anos o fotógrafo André Schiavone, desenvolveu o projeto Soultese. Um projeto focado em ensaios fotográficos femininos, com a intenção de elevar a autoestima da mulher, fugindo dos “padrões”.

“Na prática comecei a buscar algo que realmente tivesse impacto na vida de uma pessoa, a foto por si só já é algo fantástico, poder registrar e eternizar um momento, mas queria mais que isso. Não queria só estar realizando a minha paixão de fotografar, queria que essa paixão tocasse alguém em algo além da foto”, diz Schiavone.

André conta que a Soultese não são somente fotos, elas são só um meio para acontecer todo o restante. “É um reencontro, ressignificado, é quebra de padrões, paradigmas, ou simplesmente é uma exaltação da conquista em ser a mulher que é”.

O projeto tem como missão mostrar que as mulheres são capazes de tudo, mas precisam ser elas mesmas em autenticidade, não querer ser o outro e não ter que esconder suas luzes, nem mesmo suas sombras. “Quero mostrar para mulher que ela pode, é capaz, que não precisa se limitar a nada, quero entregar o poder de liberdade, de ser ela mesmo e nada mais, sempre respeitando o próximo para poder evoluir”, conta André.

Insatisfeita com a autoestima, a jornalista Heloisa Fernanda, 23, participou de um ensaio fotográfico no objetivo de elevar a confiança em si mesma. “Eu me sentia muito mal comigo mesma, me sentia inferior as outras pessoas, então resolvi fazer um ensaio fotográfico para aumentar a autoestima e me ajudou muito. Algum tempo depois, fiquei sabendo sobre a Soultese e achei a ideia muito interessante. O projeto que traz à tona a beleza interior da mulher por meio da fotografia é muito legal. É importante que a mulher se sinta bonita e procure meios para realçar a beleza e sentir-se poderosa, e a fotografia ajuda muito nisso, muito mesmo”, diz Heloisa.

André explica que Soultese significa alma solta. “No fim quero ver pessoas felizes, desprendidas e gratas por serem quem são, entendendo a riqueza de ser quem é. Minha fotografia é para isso”, relata.

PROJETO. Há três anos, o fotográfo André Schiavone traz à tona a beleza interior da mulher por meio da fotografia. FOTO-ANDRÉ SCHIAVONE

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile