A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Maringá promoveu a instalação do Painel do Café no Teatro Calil Haddad. A obra é uma intervenção artística dotada de beleza e simbolismo na Maringá dos anos 1950. Uma empresa de São Paulo foi contratada em 2017 e retirou as 848 peças do painel para restaurá-las. O trabalho foi finalizado e a obra está sendo transportada de volta à “Cidade Canção”. A imagem presente no painel refere-se à paisagem dos cafezais de Minas Gerais. Inicialmente, o Painel do Café, como ficou popularmente conhecido, foi instalado na parede dos fundos do antigo bar Colúmbia como uma espécie de emblema da principal fonte de riqueza da cidade e do próprio dono do lugar. Com o fechamento do estabelecimento, e no intuito de preservá-la ara apreciação das novas gerações, a obra foi então instalada no Calil Haddad – de onde só saiu para ser restaurada.
Painel Do Café
Intervenção artística dotada de beleza e simbolismo na Maringá dos anos 1950

Painel Do Café
- Categories: Cultura
- Tags: 1950AleAlexandreMaringáPainel do CaféTeatro Calil Haddad
Related Content
MALBA vai às compras: o ‘repatriamento’ de luxo de US$ 45 milhões
Por
Alexandre Fernando da Silva
29 de dezembro de 2025
Tarsila no chão? O novo conceito de ‘instalação’ que ninguém pediu
Por
Alexandre Fernando da Silva
29 de dezembro de 2025
A Pérola Mágica – Professor André Miranda, fala sobre o espetáculo de 2025 do Ballet Municipal
Por
Pamela Maria
4 de dezembro de 2025
“Eu Sou… o Vazio?” — Como uma escultura invisível de €15 mil escancarou o truque mais antigo (e mais sofisticado) do mundo da arte
Por
Alexandre Fernando da Silva
14 de novembro de 2025
“Emaré – Terras de Areias Vermelhas”: espetáculo encerra a circulação com apresentação gratuita em Maringá nesta quarta-feira (5).
Por
Redação O Maringá
3 de novembro de 2025