Série “O Gambito da Rainha” faz buscas por xadrez baterem recordes

Pessoas de todo o mundo passaram a se interessar pelo xadrez após assistir à série

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Na semana de estreia, as buscas por “jogos de xadrez” no Google cresceram 41%. O site de compras eBay registrou um aumento de 273% na procura por tabuleiros. Jogadores online investiram no aplicativo Chess – Play & Learn (Xadrez – Aprenda e Jogue), que subiu 847 posições no ranking mundial, com mais de 400 mil downloads feitos em menos de 30 dias.

A série, baseada no romance de Walter Tevis, que conta a história de Beth Harmon, genial jogadora que lida com vícios e traumas da sua vida entre as partidas. A série acontece no final dos anos 1950, no Kentucky.

Escrita e dirigida por Scott Frank, tendo consultoria de Garry Kasparov (ex-campeão mundial de xadrez) e Bruce Pandolfini (professor e treinador de enxadrismo norte-americano) para garantir a veracidade.

O estudante maringaense Alan Guedes, 15 anos, apaixonado pelo esporte e participante de grupos de xadrez no WhatsApp, relata, “A espera pela série era grande, quando ela saiu, além de nos animar a praticar e a treinar, ela despertou o interesse de muitas pessoas pelo jogo”. O Gambito da Rainha ficou praticamente conhecida no mundo todo, e vem influenciando tanto os jovens quanto ou adultos relata Guedes.

A Netflix revelou que só nos primeiros 28 dias no ar, mais de 62 milhões de pessoas em todo o mundo assistiram pelo menos, a dois minutos, o que o fez atingir o posto de minissérie de ficção mais vista do streaming de todos os tempos.

O Gambito da Rainha’, uma série que vale cada minuto

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile