Alexandre de Oliveira, História em Pauta!

"O Maringá", terá a partir dessa semana, em seu site artigos assinados por um brilhante historiador!

WhatsApp Image 2022 06 16 at 16.09.08

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Vital_Alexandre de Oliveira, quando descobriu sua afinidade pela história, literatura e cinema?

Alexandre de Oliveira__Eu tenho uma afinidade em história, literatura e cinema desde o ensino médio. Quanto aluno, sempre gostei de história – principalmente História do Brasil. Na minha formação acadêmica em História – UEM (2012/2015) me abriu um leque de conhecimentos históricos do mundo geral. Na Literatura Brasileira de todas as classes literárias o que sempre me chamou a atenção é o Realismo. Tal começou no Brasil em 1881com a publicação de Machado Assis – Memórias Póstuma de Brás Cubas. O que sempre me chamou a atenção é a veracidade dos fatos nessa obra, com uma objetividade de uma linguagem descritiva e detalhada onde o escritor nesse  período ( século XIX ) ressalta a importância da temática dos meios urbanos e sociais. Na Literatura inglesa sou estritamente apaixonado pelo romance da esc ritora inglesa Emily Bonte – O Morro dos Ventos Uivantes. Nessa trajetória literária tem uma subjetividade profunda e enigmática, ou seja, em pleno século XIX, os personagens Heathcliff e Catherine Earnshaw vivem um relacionamento marcado pelo amor e ao mesmo tempo pelo ódio em uma sociedade inglesa conservadora. No Cinema o que sempre me chamou a atenção foi os Curtas Nacionais Brasileiros. E geral expressam as transformações de uma nação onde o senso crítico dos cineastas brasileiros retrata a veracidade com uma criatividade o que mais me chamou a atenção.

Vital__Alexandre de Oliveira, o jovem no Brasil, atual vai ao cinema e lê livros? 

Alexandre de Oliveira__Eu acredito que alguns dos jovens do Brasil, na atualidade não são adeptos ao cinema e a leitura. Isso ocorre estatisticamente devidos as condições às condições do meio em que vive. Às vezes a falta de estrutura familiar e a falta de interesse pela cultura e pela leitura fazem dos jovens em não ter o interesse em obter conhecimento. O que muitos precisam a meu ver, é interagir mais com a leitura de informação procurar bons livros, filmes séries onde no Brasil, temos uma vasta quantidade de autores com acervos riquíssimos de grande valia. Outro fator importante é que os jovens procurem também assistir peças teatrais. Eu como historiador tanto na licenciatura como na área da pesquisa, em meus estágios supervisionados quanto acadêmico trabalhei com meus alunos o ensino de história em geral é além disso, cultivei neles também o interesse pela cultura (cinema), leitura e fontes de pesquisas históricas.

Vital__Alexandre de Oliveira, o brasileiro se interessa e interage pela sua história?E, quais prejuízos em não saber?

Alexandre de Oliveira__A História tem uma relação direta com o homeme seu tempo. A meu ver muitos brasileiros não se interessam e não interagem pela sua história, ou seja, esquecem que a história estuda a vida do homem, as nações, as religiões, as relações sociais, e culturais. Nesse sentido, os prejuízos de não saber mostrar que na nação brasileira em  que vivemos e muitos acabam deixando de investigar, pensar e sentir enquanto seres sociais.

Vital__Alexandre de Oliveira, o senhor que a ferramenta do Audiovisual, Documentários, a 7 Arte auxilia no aprendizado do educando, em quaisquer níveis de ensino?

Alexandre de Oliveira__Com certeza como professores em geral, temos uma uma missão em promover uma educação nos moldes do ensino, pesquisa e extenção. Temos que formar cidadãos críticos com o propósito de contribuição para o desenvolvimento do contexto sóciocultural, político, econômico e nacional. Hoje, temos uma vasta quantidade e qualidade de ensino nos meios tecnológicos. Como educadores temos um suporte de plataformas digitais do governo que nos auxiliam na preparação de aulas e pesquisas. Devemos incutir nos educandos tanto em sala de aula como nas ferramentas digitais uma educação que eles cultivem um conhecimento atualizado de relação escola/família um senso inovador criativo com relação em diferentes áreas do saber. Quando falamos em Audiovisual, Documentário a Sétima Arte referimos ao que contrib uiu no processo de ensino aprendizagem. Um parâmetro grande para isso, podemos analisar na História da Arte, Cinema e cultura que, essas três fontes bem trabalhados com os educandos abrem novos horizontes em níveis de pesquisa e aprendizado. Contudo, caminhos esses que vão formar o cidadão no processo intelectual e inovador para o bem estar na nação.

Vital__Alexandre de Oliveira, nas suas considerações finais o que os leitores de “O Maringá “, e seus seguidores podem aguardar nas sua próximas semanas??

Alexandre de Oliveira__ A minha coluna vou trabalhar com assuntos históricos de âmbito Geral. Tanto meus leitores e seguidores vai ter a oportunidade de entender sobre a história bem acentuada, ou seja, minhas matérias  terão cunho de fontes de pesquisas, referências, fotos, e documentários. Estarei abrindo espaço não só para o mundo acadêmico, mas para todos os leitores que almejam uma ótima leitura histórica.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile