Filme que teve parte dele rodado no Paraná ganha repercussão nacional e internacional

Produções no Paraná em destaque

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Deserto Particular - Filme 2021 - AdoroCinema

Deserto Particular é um longa-metragem com direção de Aly Muritiba roteirizado em parceria com Henrique Santos. A obra foi produzida pela Grafo Audiovisual. Desde sua estreia mundial (Giornate degli Autori, 2021), o filme teve boa recepção, tendo sido ovacionado por 10 minutos em Veneza e levou o Prêmio do Público. Foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais para ser o representante brasileiro no Oscar na categoria Melhor Filme Internacional em 2022.

Sinopse
Depois de ser demitido por violência, um policial procura no país por sua amante online que desapareceu inesperadamente.

Produção
O filme foi produzido ao longo de seis anos. Foi gravado em Sobradinho e Juazeiro, na Bahia, e também em Curitiba, no Paraná.

Elenco

Recepção
Após o anúncio da seleção do filme para o Oscar 2022, que foi anunciado em 14 de outubro, Waldemar Dalenogare Neto disse que irá torcer pelo filme, mas criticou no Twitter o modo como a escolha foi feita: “atualmente o país é um dos últimos a iniciar a escolha, as prioridades estão invertidas (…) Três semanas para preencher uma ficha de inscrição no site, uma semana para assistir aos filmes e uma manhã para escolher o candidato. Por que não fazer uma pré-lista e centrar a discussão em 3 filmes? (…) Enviar o selecionado perto do final do prazo também limita MUITO a possibilidade de apoio e distribuição nos EUA. As distribuidoras menores pegam muitos filmes durante o mês de setembro e já começam suas estratégias para festivais do circuito complementar, durante outubro.”

Prêmio
2021: Festival de Veneza – Prêmio do público (venceu)

O mais recente filme do cineasta Aly Muritiba, Deserto Particular (2021), foi agraciado nesta sexta-feira, 10, com o Prêmio do Público da mostra Venice Days, na 78ª edição do Festival de Veneza. “Fazer um filme de amor, em um tempo tão turbulento, traze-lo para um dos maiores Festivais do mundo e atingir o coração da audiência, é algo muito especial. E é também uma pequena prova de que no fim o amor sempre vence! E isso não é só nos filmes, o amor sempre vence na vida real e o amor vencerá inclusive na nossa história política.”, disse Muritiba diretamente da Itália, minutos depois de receber o prêmio.

Muito obrigado pela leitura!

Colaboração: Anna Janssen

Atenciosamente,

Vital Ben Waisermman

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile