Na minha estreia no projeto de blog e coluna (Cynema em Ação), e um dia após o Dia Nacional do Cinema que se celebra dia 19 de junho eu não poderia me esquecer de destacar o trabalho da cineasta Tizuka Yamasaki nascida em Porto Alegre em 12 de maio de 1949. A gaúcha e descendente de japoneses teve um grande destaque nacional e internacional ainda nos anos 80, desenvolveu o roteiro de Gaijin – Os Caminhos da Liberdade seu primeiro longa-metragem como diretora, o filme conta as dificuldades passadas por imigrantes japoneses em uma fazenda de café, no começo do século XX. Bem recebido, Gaijin conquistou o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado daquele ano e recebeu Menção Especial pelo júri do Festival de Cannes, na França.
Em 2000, o Ministério da Cultura entregou-lhe a Ordem do Mérito Cultural, que é uma homenagem do governo brasileiro para as personalidades, grupos e instituições que se destacaram nos trabalhos prestados à cultura brasileira.
Trabalhos de maior destaque:
- Gaijin – Os Caminhos da Liberdade (1980)
- Parayba Mulher Macho (1983)
- Patriamada (1984)
- Lua de Cristal (1990)
- O Noviço Rebelde (1997)
- Fica Comigo (1998)
- Xuxa Requebra (1999)
- Xuxa Popstar (2000)
- Gaijin – Ama-me como Sou (2005)
- 1817: A Revolução Esquecida (2007)
- Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009)
- Aparecida – O Milagre (2010)
- Amazônia Caruana (2010)

A obra da brilhante cineasta Tikuka Yamasaki, é uma escola uma grande referência para todos entusiastas e futuros cineastas e pesquisadores do ” Audiovisual ” .
Como também é amiga pessoal do Cineasta ( José Padilha ) , Presidente da Pró-Cinema/Polo Cinematográfico de Maringá. A nossa homenageada de hoje , faz parte do Núcleo Criativo do Polo de Cinema de Maringá-Paraná.
Atenciosamente, Vital Ben Waisermman.