Lançamento de Edital do Áudiovisual

Danielle Ceni, Diretora Institucional da RTVE Paraná Turismo Esteve em Maringa para Anunciar Melhorias para o Setor!

O Maringá

Foto: Divulgação

Nesta última quinta-feira, dia 04/11/2021, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Maringá, ocorreu o lançamento do Edital de Chamamento Público para Seleção de Produções Audiovisuais, encontro com Danielle Ceni, Diretora Institucional da RTVE Paraná Turismo, evento realizado em parceria entre a SIACOM e a SEMUC.

Participaram da reunião os secretários municipais Marcos Cordiolli (SIACOM), Victor Simião (SEMUC), Francisco Pinheiro, superintendente de cultura e produtores de audiovisual maringaenses, organizados através da Procinema – Associação de Profissionais Cinematográficos de Maringá e do Polo de Cinema do Paraná.

O superintendente Francisco Pinheiro abriu os trabalhos introduzindo a Diretora Institucional da RTVE Danielle Ceni, que apresentou o Edital, falou das transformações ocorridas na RTVE, reforçou a política do governo do Estado de democratização da cultura e participação efetiva das cidades do interior do estado nas atividades culturais promovidas pelo governo, enfatizou a oportunidade de participação da grade de programação da RTVE através do licenciamento de obras audiovisuais paranaenses.

Os secretários Marcos Cordiolli e Victor Simião saudaram a iniciativa reforçando seus aspectos positivos e enalteceram à disposição do lançamento do edital ser em Maringá, o que sinaliza claramente a mudança de postura em relação a concentração realizada em governos anteriores.

Falando pelos produtores de audiovisual do município, o presidente do Polo de Cinema do Paraná, Jose Padilha, traçou um panorama do entendimento da entidade no sentido da necessária criação da indústria do audiovisual na cidade, enfatizando os potentes indicadores do setor na economia nacional e mundial, a posição estratégica do estado no consumo de produtos audiovisuais, 4º maior consumidor entre todos os estados brasileiros, e a disparidade entre a produção que ocupa um modesto 17º lugar entre os entes da federação.

Padilha apresentou dados que demonstram a sinergia existente entre o cinema e o turismo no mundo, explicitando que os países que tem uma indústria cinematográfica consolidada impulsionaram seus índices econômicos de turismo, utilizando o audiovisual como ferramenta estratégica, citou para tanto, dados da Inglaterra, França, Espanha, Nova Zelândia, China e Índia.

Pontuou a escalada de sucesso de comercialização do produto nacional de cinema, evidenciando novamente o Paraná como estado consumidor, e atribuindo a participação indispensável das empresas exibidoras sediadas em Maringá, Cinesystem e Cineflix, respectivamente 3ª e 9ª maiores exibidoras do país.

Ressaltou a importância estratégica do edital na criação da janela de exibição, e por possibilitar aos produtores um trampolim para os editais de maior envergadura da Agência Nacional do Cinema – ANCINE.

O secretário Marcos Cordiolli, que já ocupou o cargo de assessoria da diretoria da ANCINE frisou exatamente este aspecto de formação de currículo, esclarecendo que o edital foi proposto de uma forma em que, à partir do momento que o produto dos realizadores alcance possibilidades de melhores contratos com outros exibidores, não existam obstáculos à celebração de novas parcerias e contratos mais vantajosos.

Maurício Borges, vice-presidente da Procinema e membro titular da cadeira de audiovisual do Conselho Municipal de Cultura lançou propostas de ocupação de espaços na grade da RTVE por produções maringaenses, como política estruturante, independente do formalismo e burocracia de editais.

A proposta foi bem recebida pela Diretora Institucional da RTVE Paraná Turismo e sua formulação conceitual será desenvolvida em parceria com os produtores através do Polo de Cinema e da Procinema em conjunto com a SEMUC e SIACOM.

Na avaliação dos presentes, o evento promovido pela SIACOM e SEMUC, em parceria com a RTVE foi um sucesso e apontou para um novo horizonte do audiovisual na cidade e no estado, que impulsione o aquecimento da produção do setor, gere empregos, renda, e crie um movimento econômico relevante que impacte outros setores da economia local.

Outro fator a ser destacado foi a importante participação do setor, com representação expressiva, organizados pelo Polo de Cinema do Paraná e pela Procinema – Associação de Produtores Cinematográficos de Maringá.

Sair da versão mobile