Dia 16 de Maio é o dia do Gari, profissional que tem como responsabilidade manter a limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas. Profissão de grande esforço e extremamente difícil tendo em vista que nossa população ainda tem muito a aprender sobre o respeito ao ambiente em que vive.
A profissão de gari surgiu em 1891, quando na cidade do Rio de Janeiro, um empresário chamado Aleixo Gary assinou um contrato com a prefeitura para que cuidasse da limpeza das ruas e praias da cidade. Durante todos os dias desde então os garis estão em nossas ruas no calor ou no frio, na chuva ou no sol.
No Brasil são produzidos mais de 61 milhões de toneladas de lixo diariamente que são encaminhados para os lixões, e muito desse lixo poderia ser reciclado. A verdade é que aos poucos o Brasil vem adotando maneiras de tornar o país mais sustentável, porém, ainda é muito pouco. Estima-se que em São Paulo apenas 1,5% do lixo produzido é reciclado.
As atividades dos garis poderia estar muito mais relacionada a conservação, se todos nós estivéssemos mais engajados na coleta seletiva e reciclagem do lixo que produzimos.
Em homenagem aos Garis de todo Brasil, que diariamente trabalham arduamente, abaixo três matérias que podem elucidar população, governo e também aos Garis:
Cidade na Suécia reaproveita 99% do lixo
Segunda maior cidade do Japão tem regras rígidas para despejo de lixo
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51066358
E a verdade é que todo mundo não só pode, mas deve colaborar com os Garis. Um grande exemplo é essa matéria com moradores de Diadema, em que a população retirou 13 toneladas de lixo das ruas: http://g1.globo.com/sao-paulo/parceiro-sp/noticia/2012/05/parceiros-do-sp-sao-voluntarios-em-mutirao-de-limpeza-em-diadema.html
Vamos fazer a nossa parte?
Esse é um trabalho muito fácil de fazer em casa, basta separar o lixo praticando uma coleta seletiva de resíduos. Separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.
Os materiais recicláveis são:
Papel: jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
Vidros: garrafas, copos, recipientes.
Metal: latas de aço e de alumínio, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.
Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.
A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Nosso meio ambiente também depende da quantidade de lixo produzido por nós, então vamos ajudar a preservar o futuro de nossa nação.
Fonte: Universidade Gama Filho