Hoje é um dia mais do que importante para ser comemorado por todo o país, afinal, o dia 13 de maio é reconhecido com o “Dia do Automóvel” no Brasil. Sem essa “máquina” tão importante, o nosso desenvolvimento não seria o mesmo até os dias atuais!
A data foi oficializada em 1934 por Getúlio Vargas, mas os motivos para que essa data seja conhecida por ser o “dia dos automóveis brasileiros” são divergentes.
Pesquisas apontam que a data seria uma espécie de homenagem à Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro a ser colocando à venda no mundo todo, o “Benz Patent- Motorwagen” ou “Motocar”. Para provar que o Motorwagen era confiável, Bertha o usou para sua primeira viagem de longa distância em 1888, levando seus dois filhos junto; a viagem durou três dias e o total de 194km. Todos os detalhes minuciosos dessa viagem apontavam para tal data, que ficou marcada como uma das hipóteses para o dia do automóvel no país.
Outra versão para a data de 13 de maio é a de que neste dia era comemorada a produção do Belcar como o primeiro carro de passeio brasileiro. O modelo era da Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.) e possuía motor 1.0 de dois tempos.
Interessante, não é? E desde então, com o avanço da tecnologia e do desenvolvimento humano, chegamos aos modelos de carros mais modernos dos dias de hoje, sem contar com a alta tecnologia e padrão que os carros asiáticos possuem!
Fonte: Blog da Asiatica Automotive