Dia do DNA: comemorado em 25 de abril

dnaday e1567799085263

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Em 25 de abril, pessoas de todo o mundo reconhecem o Dia do DNA. Neste dia, em 1953, James Watson e Francis Crick anunciaram formalmente sua descoberta do ácido desoxirribonucleico (DNA) em uma carta publicada na revista científica Nature.

O genoma é o nosso mapa da vida. ~ Presidente William Clinton

Em 26 de junho de 2000, foi lançado o primeiro rascunho do genoma humano. Em abril de 2003, o projeto liberou 92% do genoma humano mapeado. O Consórcio Telômero a Telômero (T2T) assumiu o desafio de sequenciar os 8% finais do genoma humano. Em 31 de março de 2022, eles publicaram seis cartas detalhando a conclusão dos 8% finais na revista Science.

O mapeamento do genoma humano transformou a medicina e a pesquisa. O Projeto ENCODE (Enciclopédia de Elementos de DNA) foi lançado logo após o genoma humano ser sequenciado para estudar mais e catalogar dados relacionados ao genoma humano. Pesquisas que incluem o estudo de diferentes tipos de câncer e testes diagnósticos mais avançados podem mudar a medicina para sempre.

Recomendações para o dia:

HISTÓRIA DO DIA DO DNA

Em 2003, o Senado dos EUA e a Câmara dos Representantes proclamaram 25 de abril como o Dia Nacional do DNA, como uma celebração única. Todos os anos após 2003, as celebrações do Dia Nacional do DNA foram organizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano. Desde então, vários grupos também declararam o dia 25 de abril como o Dia Internacional do DNA e o Dia Mundial do DNA.

Perguntas frequentes sobre DNA

P. Quais são os quatro blocos de construção do DNA?
R. O DNA é composto por quatro bases químicas ou blocos de construção. Eles são adenina, citosina, guanina e timina.

P. Todos os seres vivos têm DNA?
R. Sim. Todos os seres vivos têm DNA.

P. O que é uma dupla hélice?
R. Uma dupla hélice descreve as duas fitas do DNA e a forma espiral.

Eventos celebrados no dia 25 de abril

1945
Militares dos EUA do leste e militares soviéticos do oeste se reuniram nas margens do rio Elba, marcando um importante ponto de virada da Segunda Guerra Mundial.

1961
O Escritório de Patentes dos EUA emitiu a patente no. 2.981.877 para Robert N Noyce da Fairchild Semiconductor.

1957
Noyce e 7 outros engenheiros fundaram a Fairchild Semiconductor Corporation. Lá ele desenvolveu um dos primeiros circuitos integrados. Em 1968, ele co-fundou a Intel Corporation e a empresa lançou o primeiro microprocessador em 1971.

1983
Samantha Smith, uma estudante de Manchester, Maine, recebe uma resposta do líder soviético Yuri V. Andropov. Saiba mais sobre a resposta de Samantha Smith e Andropov aqui.

1990
Os astronautas da NASA implantam o Telescópio Hubble do ônibus espacial Discovery.

Aniversários em 25 de abril

John Frank Stevens – 1853
O engenheiro civil americano contribuiu para melhorar o transporte construindo a Great Northern Railway e como engenheiro-chefe no Canal do Panamá.

Guglielmo Marconi – 1892
Enquanto muitos inventores contribuíram para o sucesso do rádio, Guglielmo Marconi foi o primeiro a trazer um produto comercialmente viável ao mercado. Em 1901, o inventor fez história ao transmitir o primeiro sinal de rádio através do Atlântico.

Edward R. Murrow -1908
Notável pioneiro em transmissão de notícias de rádio e televisão, Edward R. Murrow trouxe o mundo para as salas de estar das pessoas, permitindo que ouvissem a ação enquanto acontecia. Murrow era respeitado por sua integridade no jornalismo. A Radio Television Digital News Association premiou jornalistas da área com o Prêmio Edward R. Murrow desde 1971.

Ella Fitzgerald – 1917
A sempre elegante “Primeira Dama da Canção” e “Rainha do Jazz” ganhou 13 Grammys durante seus 60 anos de carreira.

Al Pacino – 1940
O premiado ator de teatro e cinema foi aclamado pela crítica em sua performance vencedora do Tony de Does a Tiger Wear a Necktie. Três anos depois, Pacino foi indicado ao Oscar por seu papel em O Poderoso Chefão.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile