Dia Mundial das Abelhas sé comemorado no dia 20 de maio

Veja a importância da Eslovênia na apicultura

Dia Mundial das Abelha sé comemorado no dia 20 de maio

Para produzir um quilo de mel, uma abelha precisa visitar quatro milhões de flores e voar quatro vezes a distância ao redor do planeta

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Eslovênia propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamasse 20 de maio como o Dia Mundial das Abelhas. Em 20 de dezembro de 2017, após três anos de esforços internacionais, os Estados-Membros da ONU aprovaram por unanimidade a proposta da Eslovênia e 20 de maio foi proclamado o Dia Mundial das Abelhas.

O aniversário de Anton Janša, 20 de maio, foi declarado Dia Mundial das Abelhas por iniciativa dos apicultores eslovenos.

O fato de a Eslovênia ser um nome importante no campo da apicultura é melhor ilustrado pela rica história, que está inextricavelmente ligada a essa importante indústria agrícola. Em seu livro A Glória do Ducado de Carniola, Janez Vajkard Valvazor mencionou as colméias em forma de casas e as pessoas que cuidavam de seus minúsculos habitantes. No século XVIII, Peter Pavel Glavar (1721-1784) fez progressos significativos no campo do conhecimento apícola no território da atual Eslovênia. Fundou a primeira escola de apicultura em Komenda e mais tarde em Lanšprež na região de Dolenjska. É importante a sua tradução do Tratado sobre o Enxame de Abelhas, bem como o seu relatório Resposta à Proposta de Melhoria da Apicultura nas Terras Imperiais e Reais Hereditárias, onde descreve o método de apicultura na Eslovénia e introduz algumas inovações técnicas importantes, como o método de criar rainhas, criar rainhas fora de uma colmeia e transportar abelhas para o pasto.

A figura mais destacada da apicultura eslovena é Anton Janša, o primeiro professor de apicultura da corte imperial de Viena, que no século XVIII revisou completamente os métodos de apicultura até então com base em suas descobertas e lançou as bases da apicultura moderna. Janša foi o primeiro professor de apicultura na corte da Imperatriz Habsburgo Maria Teresa. Ao introduzir métodos de apicultura que foram usados ​​com sucesso pelos apicultores de Carniola, ele causou uma verdadeira revolução na apicultura da época.

Não há vida sem abelhas

Hoje, cada terceira colher de comida depende da polinização, e os produtos das abelhas são uma rica fonte de nutrientes essenciais

As abelhas são alguns dos polinizadores mais importantes, garantindo alimentos e segurança alimentar, agricultura sustentável e biodiversidade, e contribuem significativamente para a mitigação das mudanças climáticas e a conservação do meio ambiente. A longo prazo, a proteção das abelhas e do setor apícola pode ajudar a reduzir a pobreza e a fome, bem como preservar um ambiente saudável e a biodiversidade.

As abelhas também são importantes em termos de agricultura sustentável e criação de empregos rurais. Ao polinizar, aumentam a produção agrícola, mantendo assim a diversidade e variedade em nossos campos e em nossos pratos. Além disso, proporcionam emprego a milhões de pessoas e são uma importante fonte de rendimento dos agricultores.

No entanto, estudos científicos mostram que há cada vez mais efeitos negativos na saúde das abelhas, o que as torna cada vez mais ameaçadas. Isso, por sua vez, exige que tenhamos um cuidado extra com sua sobrevivência, pois fatores nocivos causam um declínio na resistência das abelhas, o que afeta sua suscetibilidade a doenças, pragas e afins. Além disso, isso também é problemático em termos de proteção e preservação do meio ambiente, pois as abelhas promovem a biodiversidade na natureza e têm um impacto positivo em todo o ecossistema e são um bom indicador do estado do meio ambiente. Como resultado, em 2011, a Eslovênia tornou-se um dos primeiros países da UE a proibir o uso de certos pesticidas mais prejudiciais às abelhas.

Boštjan Noč, iniciador do Dia Mundial das Abelhas e presidente da Associação Eslovena de Apicultores, disse no Dia Mundial das Abelhas em conexão com o papel das abelhas no fornecimento de alimentos: “Falar sobre a redução da fome no mundo sem garantir condições para a existência de abelhas e outros polinizadores é jogar a lã sobre os olhos das pessoas. É hora de todos ouvirem as abelhas, em particular os líderes e tomadores de decisão. A partir de agora, 20 de maio será uma celebração mundial das abelhas e apicultores. Acredito que com a proclamação do Dia Mundial das Abelhas, o mundo começará a pensar mais amplamente sobre as abelhas, em particular no contexto de garantir as condições para sua sobrevivência e, portanto, para a sobrevivência da raça humana.”

Um tesouro natural esloveno

A importância da apicultura na Eslovênia também pode ser vista em números: a Eslovênia tem 11.293 apicultores, 15.420 apiários e mais de 210.000 colônias de abelhas, o que representa 42% mais do que dez anos atrás. Não se deve esquecer que, com cinco apicultores por 1.000 habitantes, a Eslovênia está no topo dos Estados-Membros da UE em termos de número de apicultores per capita. Os eslovenos são uma nação de apicultores e a apicultura goza de um estatuto igual ao de outros tipos de atividade agrícola. Na Eslovênia, a conscientização sobre a importância das abelhas e a garantia de seu bem-estar é geralmente alta.

Sua incansável ajudante é a abelha carniola autóctone (Apis mellifera carnica), famosa por ser um animal trabalhador, humilde, resistente, com excelente senso de orientação. Na Eslovénia, a apicultura é permitida apenas com a abelha Carniola autóctone. A Eslovénia é o primeiro Estado-Membro da UE que concedeu proteção legal às abelhas. A abelha Carniola está protegida pela Lei da Pecuária e, no seu acordo de pré-adesão com a UE, a Eslovénia protegeu o seu território como região de origem da abelha Carniola. Ao fazê-lo, comprometeu-se a fazer todo o possível para preservar a abelha.

Portanto, não é de surpreender que a Eslovênia tenha um Museu de Apicultura em Radovljica e que os apicultores eslovenos estejam bem organizados em associações locais sob a Associação Eslovena de Apicultores. Os apicultores eslovenos reforçaram a tradição apícola, expandindo-a para incluir o turismo apícola.

Para produzir um quilo de mel, uma abelha precisa visitar quatro milhões de flores e voar quatro vezes a distância ao redor do planeta.

O mel na Eslovênia pode ser considerado nosso tesouro natural único. O sucesso da produção apícola é influenciado por muitos fatores, nomeadamente condições climatéricas, perdas de famílias de abelhas no inverno, perdas devido a doenças das abelhas, envenenamento e muito mais. A produção de mel na Eslovênia flutua de ano para ano e, em 2020, produzimos 1.293 toneladas. Os apicultores produziram mais mel em 2001, ou seja, um recorde de 2.550 toneladas, e o menos em 2014, totalizando 471 toneladas. Com sua colheita, os apicultores atendem mais da metade da demanda do consumo interno, de modo que o índice de autossuficiência em mel em 2020 foi de 67%. O método predominante de apicultura é em colmeias AŽ; na Eslovénia, a maioria dos apicultores dedica-se à apicultura amadora ou é uma actividade secundária. O mel é muito apreciado na Eslovênia, pois consumimos cerca de um quilo per capita por ano. Preferimos comprá-lo de apicultores, pois mais de 80% de sua produção é vendida diretamente de casa.

Fonte: República da Eslovênia

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile