Brasil em chamas

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia


O SOL NA CABEÇA - - Grupo Companhia das Letras

O povo brasileiro está cada dia mais em chamas, muitas vezes dividido e não sabe mais o que pode acontecer com a sua nação diante de tanta discórdia, medo, racismo e violência por todos os lados, e se já não bastasse a grande falta da vacina ainda tem as armas que querem ganhar destaque no cenário nacional. O sol na cabeça é um livro inteligente, crítico e voraz pra se ler e pensar nas urnas nos próximos anos… o Brasil precisa apagar este fogo antes que queime toda a nação.

Este livro é composto de contos que narram a infância e juventude de moradores das periferias de forma nua, crua e com toques únicos. Por estes motivos O sol na cabeça, de Geovani Martins e publicado pela Companhia das Letras, é um grande diferencial de nossa literatura atual, e lembrando que é o primeiro livro do autor e já chega fazendo sucesso em todo canto.

O livro se destaca por mostrar a realidade com tons de ficção, eu vejo aqui da laje várias cenas únicas de nossa comunidade. O Rio de Janeiro nunca mais vai ser igual depois desta leitura, deixou chapado Chico Buarque e eu fiquei alucinado com tanta maestria entre o coloquial e o erudito, estamos diante de um Cidade de Deus literária incrível.

Verdadeiramente um achado literário da Companhia das Letras para todo o povo brasileiro se rasgar e encontrar as suas páginas quentes e melancólicas de uma periferia sem cortes como nunca vista antes.
Em cada conto o autor consegue transpor momentos em que o leitor sente que está dentro desta grande fornalha que queima os rostos e o coração, desde uma simples ida de metrô ao centro da cidade, como um momento de chamar a turma pra jogar no campinho da comunidade, e em outros mais sérios a triste realidade de um jovem negro que se sente acuado perante a tanta malandragem e crueldade das grandes cidades. Em outro conto um garoto descobre a arma do seu pai, em outro uma mulher tenta esconder a bolsa de um garoto nas ruas do Rio. Tudo e mais um pouco esquenta neste caldeirão de fortes e ardentes emoções. É muito cruel e visceral a realidade.

Da ancestralidade a marginalidade, da inocência a crueldade e de temores de balas perdidas e de ser parado na volta da praia num dia em que um arrastão começou… é quente, vibrante e brasileiro.
Sucesso em Portugal e um livro que não para de encantar e mostrar a sua força Afro time para criticar e fazer o Brasil enxergar as suas comunidades, minorias e acima de tudo encontrar poesia, melancolia e vida quando o sol está na cabeça de todos…

O sol na cabeça é um livro de contos que abrasa da primeira à última página e mostra que a nova safra de autores brasileiros é repleta de lirismo, verdade e autenticidade literária, assim este livro é uma leitura recomendadíssima para quem quer se encontrar com o melhor do seu existir e ainda vivenciar momentos de puro prazer em boa companhia.

O carioca Geovani Martins consegue nos seus 13 contos nos colocar diante do sol quente e que muitas vezes arde em chamas na periferia das favelas do Rio de Janeiro e mostrar que tanto a infância como a adolescência nas comunidades se tornam um grande jogo de sobrevivência.
Fevereiro laranja
Junte a turma da comunidade e propague a doação de medula óssea neste novo normal, o Brasil precisa de verdadeiros heróis e heroínas reais, todos agradecem.

Onde encontrar:

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14481

Comunidades

Sol que esquenta a mente
Sol que nos faz pensar
Sem tiros
E sem balas perdidas
Quero a comunidade com paz encontrar
Sem medo de ser feliz
E poder abrir a janela do meu lar
E encontrar um mundo de comunidades
Prontas a se abraçar
Sem balas perdidas
Sem drogas e sem explosões
Para nos afrontar.

Roberth Fabris

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile