Dicas Friends Diversidade e respeito!

exclusividade Dicas de Roberth para O Maringá

LAMPIFANTI CONTRA AS DROGAS 2017

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Pratas da Casa – exclusividade Dicas de Roberth Paraná Friends

Temos a honra de ter hoje em nossa coluna no quadro exclusivo e ideia original Dicas de Roberth, Pratas da Casa, uma entrevista com um dos maiores psicólogos de nosso querido Paraná, e que fala de forma coerente, simples e verdadeira sobre o tema da diversidade e educação. Fernando atua como psicólogo clínico focado Terapia Breve e população LGBTI+. Tem certificações nacionais e internacionais com o uso da hipnose dentro do processo terapêutico. Teve os trabalhos reconhecidos em 2018 pelo Conselho da Administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer. Em 2017 e 2018 recebeu o Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná, na Assembleia Legislativa do Paraná. E está aqui no Dicas de Roberth para nos despertar para novos tempos e horizontes, obrigado por aceitar o convite de nossa coluna.

Seja muito bem vindo amigo Fernando Vieira Garcia diretamente de Curitiba para nos falar sobre literatura, cultura geek e diversidade com muito mais maestria e talento… Dicas Friends num tempo de romper barreiras e quebrar preconceitos com diálogo e entretenimento.

1 – O que mais te impressiona no mundo da escrita?
A escrita me encanta porque é capaz de versar, traduzir, interpretar e expressar emoções. A escrita permite fluir um infinito de possibilidades de ser, não-ser, sentir e viver.


2- Qual o primeiro livro que recebeu de presente?
Ganhei a Bíblia Sagrada da minha irmã, Ironeide.

3- A diversidade é uma escrita divina?
O divino é diverso em todas as culturas. Na História da Humanidade o ser humano interpretou o divino e divindades sob diversos aspectos, símbolos, animais e em pessoas diferentes. O Deus cristão é entendido como Uno e Trino, são três pessoas em uma única divindade. Uma das formas do Deus cristão revelar-se é pelo Verbo, pela Palavra encarnada em Jesus Cristo e, pela Palavra inspirada e tornada escrita, a Bíblia. A diversidade está presente nas muitas formas de expressar o divino e as divindades.

 



4- Você sempre gostou bastante de ler? Qual o seu livro preferido?
Sempre gostei de ler. Estudei em escola pública, tive bons professores e suporte familiar para despertar o gosto pela leitura. Leio um pouco de tudo. Meu livro preferido é “O Pequeno Príncipe”.

5- O que pensa da diversidade nos quadrinhos? Como Loki mostrou em seus vários gêneros.
Os quadrinhos (HQ) sempre trouxeram personagens com aspectos predominantes do masculino e/ou do feminino, mas também personagens que transitavam nestes aspectos sem que fosse uma afronta à heterocisnormatividade. Exemplo: lembra do Pernalonga de batom e vestido longo, ou Pica-pau dando um beijo na boca do Leôncio? Mais recentemente a Marvel lançará um novo guerreiro, o Snowflake, que já foi confirmado como um super-herói não-binário. Não conheço Loki tanto para inferir algo sobre questões de gênero sobre ele.

 



6- Como incentivar crianças e jovens a ler em nosso país onde a cultura não é levada a sério?
Uma das melhores formas de incentivar a leitura é lendo junto. Crianças também aprendem por repetição quando veem pai/mãe/tutor legal ler.

7- Como vencer o racismo e os preconceitos diante da diversidade por meio da arte em nossa sociedade?
Este é um problema estrutural. O “vencer” acontece na informação segura, com educação de qualidade, com diálogo multilateral entre os atores políticos eleitos e a sociedade civil organizada. Há muito desconhecimento e pré-conceito com autores pretos, mulheres, LGBTI+, PDCs, indígenas e outras minorias. Fomentar o belo, a arte, a criação artística é uma das formas de diminuir preconceitos, com certeza.

8- Novos tempos na psicologia vivencia a diversidade de forma verdadeira?
A Ciência Psicologia avançou muito nos últimos 30 anos. E isto nem sempre é acompanhado nos conteúdos programáticos das graduações em Psicologia. Veja que a psico-neurociência fez descobertas fantásticas sobre o funcionamento do cérebro, derrubando mitos como “mente masculina” e “mente feminina (vide RIPPON, Gina). A Biologia e a Epigenética estão (re)descobrindo o comportamento de animais e da espécie humana; a homoafetividade já foi reconhecida em mais de 1.500 espécies na Natureza. Há muito a ser pesquisado, problematizado, desconstruído, desvelado, reescrito, reaprendido com dados atualizados. Acredito que não existe uma forma “verdadeira” absoluta e fixa de ser/expressar/viver; existe a(s) vivência que somos capazes de apreender/sentir/viver pelas experiências da tese-antítese-síntese, de forma dinâmica, não linear e sempre aberta ao “será?”. A Psicologia é Ciência, e como tal está em constante problematização.



9- Qual o escritor nacional e estrangeiro que você mais admira?

Escritor nacional é conterrâneo nordestino Ariano Suassuna . Fora do Brasil é o Pe. Antonio Vieira, porque aqueles sermões são um deleite.

10- Diversidade, literatura e educação podem ser a esperança de nosso milênio?
O novo milênio carece de pessoas que estejam dispostas a humanizar-se constantemente. Estes três elementos são espectros da esperança quando saem da substantivação para a personalização.

#curtadicas

Dia nacional da pessoa com deficiência
21 de setembro é celebrado desde 1982, mas foi oficializado por meio de uma lei no ano de 2005. O objetivo é reforçar a importância da discussão de propostas e políticas públicas que visem integrar as pessoas com deficiência na sociedade de forma igualitária.

Dicas Orgulho Nacional

Temos orgulho de divulgar Lampifanti, aventuras no cangaço, e que valoriza a sociedade cadeirante, uma obra aclamada em Olinda e Recife, o Brasil para todos e com todos.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile