Dicas Friends Sexy Education

dia do sexo comemorado pelo Dicas de Roberth com entrevista exclusiva

Dicas de Roberth LOGOTIPO ATUALIZADO

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

É uma grande honra poder ter no Dicas Friends esta pessoa repleta de luz, amor e carinho para com todos e vivenciando a diversidade com humanidade, e também fui aluno desta grande psicóloga e amiga, que transforma vidas pelo seu saber, aprendizado e vivências que nos tornam cada vez melhores…

Engraçado que este livro que ela também ama Capitães de Areia foi uma das primeiras obras brasileiras que eu li e ainda tive a honra de vivenciar na dramaturgia Pedro Bala e sua turma, e entrevistar meninos de rua de nossa Maringá e região, como o tempo passa, mas o aprendizado se torna eterno…


Dicas de Roberth entrevista Eliana Maio nesta semana onde Sexy Education está em alta e o dia do sexo é comemorado com livros e também saberes, curta, compartilhe e vivencie este dia com iluminação.

R: São tantos livros, filmes e músicas excelentes, porém os que me chamam a atenção são os que problematizam as questões de Direitos Humanos, envolvendo gênero, sexualidade, racismo, sexismo etc. Tenho lido muito bell hooks e Paul B. Preciado.

R: Eu não me recordo qual seria a primeiro, mas um que me chama a atenção até hoje foi, Capitães de Areia, de Jorge Amado, comprado pela minha mãe, a pedido da escola, para ser lido na atividade da disciplina de Língua Portuguesa, na 8ª série. O livro acabou sendo proibido pela diretora (freira), pois uma mãe acusou de ter “cenas de sexo” nele. Foi o livro mais lido pela turma toda após este interdito.

R: Sim, combinam, pois se forem com dados científicos e revisões, sempre combinam.

R: Eu confesso que ainda não assisti a Série, por falta de tempo. Mas, os comentários que escuto e leio, são muito bons.

R:Deveriam ter, mas infelizmente muitos currículos são “engessados”, eurocêntricos e heterossexistas. A diversidade faz parte de todas as escolas/universidades. Falar, estudo sobre ela, deveria ser obrigatória.

R: Tudo que é feito com responsabilidade, colabora na vida das pessoas. Além da responsabilidade, na questão sexual, tem que ter parceria, ética, afetos, respeito… assim, preservação e esperanças estarão garantidas.

R: O livro do Paul B. Preciado, Um apartamento em Urano. Preciado é um filósofo espanhol, homem trans, e apresenta neste livro, em forma de breves contos, discussões a respeito de gênero, trazendo os acontecimentos políticos, sexuais e tecnológicos ao redor do mundo, sobre estes temas. É um livro que nos faz repensar sobre a visão heterossexista que nos passaram, desde que nascemos (quiçá, até no útero), sobre ser homem ou mulher, nas principais instituições sociais que uma criança participa: família, escola e igrejas.

R: Puxa, não assisti também.

R: A mensagem que quero deixar é que repensem sobre todas as amarras que foram feitas em relação ao ensino da sexualidade. Ela não é inata, não nascemos sendo seres sexualizados, mas aprendemos no decorrer da nossa vida, sendo em forma de educação formal ou informal. Se a sexualidade incomoda, machuca, maltrata, ela pode ser desconstruída, reanalisada e isto, além de ser feito em um consultório psicológico, também em livros científicos, artigos, filmes e músicas, que façam repensar uma história que pode ser prazerosa e afetiva.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile