Super das Letras Mario Takeguma

takeguma foto

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Valorizar o tempo de leitura e de amizade é que esta coluna foi feita, e abrem-se os palcos do Super das Letras de hoje com o ator, psicólogo e leitor Mário Takeguma que nos mostra que o prazer de ler começa desde cedo… e parabéns para todos os artistas teatrais, lembrando que neste dia 27 de março foi comemorado o dia internacional do teatro.

1- O que mais te impressiona no mundo da escrita?

Poder conhecer o mundo sem sair do lugar, poder fazer reflexões sobre as pessoas e a vida, além de estimular a imaginação.

2- Qual o primeiro livro que recebeu de presente?

“Pergunte ao pó” John Fante

3- O que mais ama em O Pequeno Príncipe?

É um bom livro para crianças, eu li quando pequeno e gostava mais dos desenhos e analogias. Quando li mais velho, achei interessante a questão da valorização das coisas. Acredito que o livro chame bem a atenção para a questão de valorizar as pequenas coisas da vida, ficar feliz com coisas simples, ver a beleza no cotidiano da vida.

4- Você sempre gostou bastante de ler? Qual o seu livro preferido?

Sim, mas eu só gostava inicialmente de poesia. Quando era criança eu gostava das sacadas

poéticas e ler uma história era um tédio, sempre preferia ficar na rua e quando resolvia ler algo era poesia. Eu tenho dois livros que gosto muito que são “A insustentável leveza do ser” do Milan Kundera e “Crônica de uma morte anunciada” do Gabriel García Márquez

5- Quais seus próximos projetos?

Atualmente, sou psicólogo da secretaria de saúde do estado e consegui transferência para voltar para Maringá. Agora, eu quero reabrir minha clínica e voltar a fazer material para a internet sobre saúde mental.

6- Como incentivar crianças e jovens a ler em nosso país onde a cultura não é levada a sério?

Eu leio todos os dias quadrinhos para meu filho de quatro anos dormir, ele gosta bastante, temos uma “Minibiblioteca” em casa com os livrinhos dele, acredito que seja uma questão de dar exemplo, não adianta forçar ninguém a leitura.

7- Qual obra literária que você leu e se apaixonou?

“Admirável Mundo Novo” do Aldous Huxley, lembro que quando eu li, logo pensei que esse cara foi um verdadeiro profeta!

8- Como conviveu com as artes neste período de quarentena em seu lar?

De modo geral a minha vida nunca deixou a arte de lado, mesmo eu saindo do teatro e indo para a saúde pública, eu levei comigo as

dinâmicas, os olhares, as sensibilidades da arte. E como eu tenho filho em casa, ele é um artista, dançamos bastante, ele adora Michael Jackson, também imaginamos muitas histórias de super-heróis, ele adora os PJmasks.

9- Qual o escritor nacional e estrangeiro que você mais admira? Eu continuo gostando de poesias do Leminski e do Vinícius de Moraes, do Bukowski. Leitura eu gosto do Milan Kundera e do Sartre.

10- Sendo ator e estudioso qual o livro que foi o seu maior desafio ao ler?

“O Ser e o Nada” do Sartre, além de grande é supercomplexo e eu

fiz minha iniciação científica com ele, foi um trabalho bem desgastante, mas realmente significativo em minha vida. Fiz uma análise da peça “Entre Quatro Paredes” tendo como referência o livro “O Ser e o Nada” foi uma aventura filosófica, psicológica e teatral.

 

Dicas super em apenas uma frase

Livro: A insustentável leveza do ser

Desenho: Hora de Aventura

Filme: Coringa

Viagem: Praia de Antunes

Família: Piquenique e risadas

Pet: Cachorro

Teatro: Antonin Artaud

Música: Don L

Ator: Matthew McConaughey

Atriz: Charlize Theron

Cidade: Maringá

Deus: Bênção e Proteção

Sonho: Mega-sena

Bebida: Budweiser

Comida: Queijo

Milagre: Meu filho prematuro perfeito

Monteiro Lobato: Cultura Nacional

série de tv: The Mandalorian (normalmente não vejo TV)

Infância: Rua, Árvore, Bicicleta, Machucado

Poder: Luta pelo povo e pelas crianças

Frase: A perseverança final é o segredo da vitória!

Vá ao teatro com abraço literário

Valorize a arte dramática de sua cidade e região, existem diversos grupos que fazem a alegria de todos, aqui nosso abração para as de Maringá: Cia Palco, Cia Pedras, Tipos e Caras, Tum, Circo Teatro sem Lonas, Meu Clown, Cia Manipulando, Pau de fita e tantas outras que nos enaltecem com a sua presença viva.

Família é tudo!

E aqui percebemos com a entrevista do amigo leitor e ator que a célula mais nobre da vida se chama família, e a confiança em dias melhores nunca pode faltar.

E aproveitando este momento especial convidamos para assistir a nova animação da Disney, e perceber em especial estas personagens que aqui estão em Pop pra nos fazer pensar a vida. Espertos e aliados em prol da união.

Uma bebê e os seus macaquinhos que tanto nos fazem rir, brincar e encontrar alegria de viver. E os três unidos estão ali para conseguir sobreviver a um mundo de caos e dor, mas acima de tudo sendo gatunos do amor.

#curtadicas

Confiram os lançamentos incríveis que estão dando o que falar, em especial Garotas em chamas da Intrínseca Editora, onde terror, suspense e exorcismo abalam uma cidadezinha, conteúdo exclusivo em nosso site O Maringá.

Homenagem

E as surpresas não param por aqui um grande presente para os artistas teatrais e circenses no site, você vai descobrir uma obra da Todavia Editora que dialoga com a Gaivota de Tchékhov, Atta Troll de Heine e o mundo dos animais, um livro espetacular, dramático, engraçado e com política e história de primeira, vá correndo descobrir no site O Maringá.

 

Lugar teatral

Abrem as cortinas

Do eterno saber

Abrem as cortinas

Do livro que eu quero ler

Shakespeare

Me convida a te entreter

Abrem-se as cortinas

Da Tempestade que vou ver

Roberth Fabris

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile