Dia internacional do Piano

Criado em 2015 pelo pianista alemão Nils Frahm, objetivo é comemorar todo universo que emgloba instrumento

Dia internacional do Piano

Dia Internacional do Piano é uma celebração que foi iniciada em 2015 pelo pianista alemão Nils Frahm, com o objetivo de prestar homenagem a este instrumento musical e a todo o universo que o rodeia. A data é comemorada no 88º dia de cada ano, que corresponde ao número de teclas em um piano moderno, ou seja, em 29 de março.

Neste dia, são organizados diversos projetos relacionados com o piano em todo o mundo para todos os amantes do instrumento, desde principiantes até profissionais. Além disso, são realizados concertos e outros eventos temáticos em diferentes cidades sob o lema do Dia Internacional do Piano.

A verdade é que o Dia Internacional do Piano tem uma razão de ser bastante coherente. Seu fundador, o músico alemão Nils Frahm, diz que se celebra «por muitas razões», mas principalmente porque o piano e tudo o que o rodeia merecem ser celebrados: desde os intérpretes e compositores, até os construtores e afinadores de pianos, sem esquecer os melómanos que desfrutam da sua música. Afinal de contas, o piano é um dos instrumentos mais populares de todos os tempos.

O piano é um instrumento que teve suas origens a partir de outros instrumentos musicais que foram inventados há milhares de anos. A partir do século XVIII foi desenvolvido tal como o conhecemos agora graças a Bartolomeo Cristofori . Antes de existir o piano já haviam sido inventados muitos instrumentos de corda como a cítara, o monocórdio, a zanfona, o escaque, até chegar ao clavicórdio, que tem uma grande semelhança com o piano contemporâneo .

No mundo da música podemos encontrar três tipos diferentes de piano: 1) Piano de cauda: É o maior e este por sua vez se divide no chamado piano mignon, piano quarto de cauda, meia cauda e o de grande cauda; 2) Piano vertical: É o mais utilizado pelos músicos, pois ocupa menos espaço. Existem outras variantes como o piano vertical espineta, o de consola, o de estudo e o vertical antigo; e 3) Piano eletrônico: É a versão mais moderna e permite produzir sons de outros instrumentos musicais .

Através da história, o mundo pôde desfrutar da magia de grandes pianistas que marcaram um antes e um depois no fascinante mundo da música.

Esta é uma lista dos cinco melhores pianistas de todos os tempos: Ludwig Van Beethoven (1770-1827): Um verdadeiro gênio que nasceu para oferecer ao mundo seu grande talento na hora de tocar piano. Podia compor e interpretar melodias com virtuosismo e era capaz de enfeitiçar o espectador com cada uma das suas notas; Frédéric Chopin (1810-1849): Considerado o compositor mais importante da Polônia e um dos mais famosos até hoje. Com um estilo próprio, Chopin foi um músico que se caracterizou por criar obras cheias de graça, estilo e muita originalidade; Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Um músico prodigioso desde sua mais tenra infância. Capaz de compor suas próprias sinfonias sendo “Concerto para Piano número 21” uma das mais mundialmente conhecidas; Franz Liszt (1811-1886): De origem húngara este virtuoso compositor e pianista está considerado como um dos maiores do século XIX. Gozou de grande popularidade e fama comparada à que teve Chopin .

 

Sair da versão mobile