Ascensão do Senhor

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Hoje celebramos a subida gloriosa de Jesus aos céus. O Evangelista São Lucas relata a festa da Ascensão como uma subida além das nuvens.

Deixemos as imaginações de lado e partamos para as ações da vida púbica de Jesus, sua missão de comunicar o amor do Pai à humanidade, anunciar o Reino de Deus. Acreditamos que nosso destino é viver na glória de Deus.

A Palavra de Deus apresenta três situações concretas, onde Jesus revela sua missão, seu modo de comunicar a unidade entre Ele e o Pai e a glória de Deus. Para valorizar a perfeita comunicação entre Jesus e Deus Pai, a Igreja instituiu neste domingo, o dia mundial das Comunicações Sociais. O Papa Francisco sugere como tema para esse ano: “Escutar”.  A comunicação é fator decisivo para participarmos da verdade anunciada por Jesus Cristo em toda a sua vida pública, até o seu arrebatamento ao céu.

Os Meios de Comunicação têm um papel importante na vida da sociedade, na relação justa que fomenta a unidade, a segurança e a autenticidade para educar, conduzir o povo na justiça. A verdadeira comunicação tem seu papel reconhecido no Evangelho de São Lucas, onde revela a história de Jesus na práxis da comunidade de fé. “Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto” (Lc 24,48-49).

A comunidade reunida acolhe a notícia do Mestre, que parte para junto do Pai, recebe a missão de ser fiel no anúncio para testemunhar o Evangelho em todos os cantos da terra. Eis a missão da comunidade que vive a fidelidade em Jesus Cristo.

A comunidade é a mantenedora da comunicação autêntica que gera comunhão entre os fiéis. É preciso estar unido ao Senhor: “Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias” (At 1,4-5).

A família que exercita a unidade, o entendimento, a união, vive os princípios do anúncio de Jesus. A empresa, o comércio, a fábrica, o mundo da educação, da saúde, o mundo das comunicações que vivem os princípios da ética, tem êxito nos seus empreendimentos, lucro garantindo, pois, não divide, mas soma, inclui, otimiza os esforços de todas as pessoas.

A comunidade de fé que se mantém unida e fiel na comunhão com o seu Pastor, a exemplo da narrativa de Jesus sobre o Bom Pastor (Jo 10,11), inclui, apazigua, fortalece a arte do bem viver entre todas as pessoas na família e na sociedade. A Igreja se torna o sinal e garantia do êxito do bem viver.

O resultado do esforço de viver na prática os ensinamentos de Jesus em sua vida pública, nos leva para a glória de Deus. Essa unidade é revelada, além de celebrarmos o dia mundial das comunicações, coloca-nos em sintonia com todas as religiões que confessam Jesus o Senhor do céu e da terra. Nos exercitamos pela oração a buscar unidade entre cristãos, fortalecemos as relações humanas na sociedade: “Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal” (Ef 1,22-23).

Aproveitemos nessa semana, a arte de ouvir e comunicar a docilidade do nosso coração para purificar nossa comunicação na família, em todos os lugares e sejamos testemunhas de Jesus Cristo elevado aos céus, o nosso Salvador.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile