O importante é o essencial

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Feliz quem sabe implorar a sabedoria divina para avançar com amor e eficiência na vida. A Palavra de Deus nos apresenta a verdadeira sabedoria que brota da vontade divina e se instala nos corações das pessoas que a procuram de todo o coração.

As pessoas mais idosas em nossa região, que abrange toda a Arquidiocese de Maringá, não esquecem os bons tempos, quando Dom Jaime Luiz Coelho, o primeiro Bispo de Maringá, pastoreava o rebanho nessas terras do Noroeste do Paraná com sabedoria, inteligência, vigor, visão de futuro, sendo empreendedor, corajoso e persistente.

Se passam 10 anos de quando ele voltou para a casa do Pai das misericórdias. A ele queremos e devemos homenagear. Graças ao seu legado, queremos fincar marco para que as novas gerações não esqueçam do bem maior que ele introduziu na religião, na fé, cultura, economia, na educação, na saúde, enfim, em tudo que gira ao redor da sociedade com marca positiva, ele perenizou na memória da nossa gente.

Assim, nos alimentamos com a Palavra de Deus, que neste dia do Senhor nos recorda a verdadeira sabedoria de Salomão que não buscou honras, riquezas, bem-estar, mas sabedoria para bem governar o seu povo com justiça: “Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?” (1Rs 3,9). E o Senhor foi generoso para com Salomão e continua generoso para conosco quando o invocamos com clemência, respeito e fé. Devemos saber pedir, confiando na bondade de Deus. Ele atende aos que pedirem de coração sincero e humilde. Nele está a essência da vida, dos desejos, das necessidades humanas.

Ao descobrir o essencial para a vida, somos capazes de mudar de movimento, da busca e do caminho. Nada é mais importante do que buscar a verdade e a justiça. Pois, a justiça é a vontade de Deus.

No Ano Vocacional, somos chamados a entender com simplicidade o chamado divino para o bem de nossas vidas. Podemos estar sendo conduzidos e influenciados pela rotina, pelo desejo de nossos progenitores e continuamos na mesma vida que engloba a nossa cultura familiar, desejos de posses e de riquezas extraordinárias. Será essa a vontade de Deus? Esse pedido agrada ao Senhor? “Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus” (Rm 8,28). Busquemos entender que Deus nos aponta o essencial para bem viver com simplicidade e humidade.

Seguindo a sugestão para entender a Palavra de Deus neste domingo, em “Igreja em oração”, o Evangelho aponta as parábolas do tesouro escondido, mostrando dois homens que encontram o bem precioso do Reino dos Céus. Diante do dom, decidem deixar tudo e pôr em segundo plano todas as outras coisas e realidades que possuíam, às quais, talvez, estivessem “amarrados”. Saber decidir e avançar no essencial purifica a vida, enobrece as atitudes, qualifica a relação para com as pessoas e com a própria natureza.

Ouvir a sabedoria divina é assimilar a Palavra de Deus, colocar em prática o Evangelho, criar uma nova cultura do acolhimento, da justiça e da paz.

Que neste tempo conturbado e carregado de tantas indiferenças, cresçamos na sensibilidade humana, sendo promotores da paz, da justiça e da concórdia na família, na comunidade de fé e na sociedade.

Que estejamos atentos ao chamado de Deus para participar do seu Reino, e que saibamos buscar o essencial para a nossa vida.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile