33º Curta Kinoforum homenageará Pasolini e terá edição híbrida

Um dos mais tradicionais festivais do mundo dedicados ao curta-metragem volta ao formato presencial em 2022, mas com atrações online (https://kinoforum.org/). Ou seja, quem é da região de Maringá poderá acompanhar a distância. A 33ª edição do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum confirma sua realização no período de 18 a 28 de agosto.

 

A programação terá como destaque a celebração do centenário de nascimento do cineasta Pier Paolo Pasolini. “Pelas Mãos de Pasolini” reúne cinco títulos, realizados entre 1960 e 2021.

 

O Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum é uma realização da Associação Cultural Kinoforum.

 

Pasolini

Inconformado, intenso e revolucionário, Pier Paolo Pasolini (1922-1975) realizou filmes marcantes, como ”Accattone – Desajuste Social” (1961), sua estreia na direção. Seguiram-se “Mamma Roma” (1962), com Anna Magnani, e ”O Evangelho Segundo São Mateus” (1964), obras influenciadas pelo neorrealismo italiano. Abordou também temas clássicos, como em ”Medeia” (1969) e na chamada ‘trilogia da vida’, composta pelos longas ”Decameron” (1970), ”Contos de Canterbury” (1973 e ”As Mil e Uma Noites” (1974). O provocador ”Saló ou Os 120 Dias de Sodoma” (1975) foi seu último filme.

 

Teatro

O projeto “Convite ao Teatro” desta semana apresenta o espetáculo “Ficções do Interlúdio”, de Lucas Fiorindo, em Maringá. Será na próxima sexta-feira (8), às 20h, no Teatro Barracão Paulo Mantovani (av. Bento Munhoz da Rocha Neto, Praça Professora Nadir Cancian, Zona 7). Segundo informações da Sec. de Cultura, entrada gratuita; os ingressos devem ser retirados na portaria do teatro, mas o espaço tem capacidade limitada a 215 pessoas. Peça com classificação livre.

 

Teatro 2

Sinopse divulgada pela Secretaria: “Ficções do Interlúdio” é um solo teatral criado a partir da obra poética de Fernando Pessoa. Depois de um fracasso ao tentar encenar “O Fausto” de Goethe, Fernando se põe a questionar o sentido profundo de seu teatro. Nessa busca, ele passa a revisar a sua vocação para criar personalidades fictícias e, nessa função, acaba por relembrar alguns dos seus antigos e queridos personagens. Numa aura de nostalgia e fingimento, ele acaba por reconhecer seu Mestre da arte e da vida.

 

Música

Já o projeto “Convite à Música” tem como atração, nesta quinta-feira (7), às 20h, “Batucar”, do músico Fernando Ponce, também no Teatro Barracão Paulo Mantovani. O espetáculo, composto pelo grupo de percussionistas Ana Moraes, Fernando Ponce e Nadyne Vieira, propõe uma nova ótica sobre o olhar musical colocando em cena corpos e instrumentos percussivos não convencionais. Com classificação indicativa livre, o show tem entrada gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na portaria do teatro (espetáculo com público limitado a 215 pessoas).

 

Música 2

Mas antes de tudo isso, o Teatro Barracão Paulo Mantovani sedia, nesta quarta-feira (6), às 20h, o espetáculo “Resiliência Musical: A transcendência do caos”, da banda Little B. and the Mojo Brothers, dentro da programação do “Convite à Música”. O show interpreta músicas que se transformaram em hinos de resistência e reflexão ao longo de períodos sociais de incertezas, medos, transformações e novas esperanças. O repertório une obras nacionais e internacionais dos anos de 1960 e 70. Com classificação indicativa livre, o show tem entrada gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na portaria do teatro (espetáculo com público limitado a 215 pessoas).

 

Colin

A MMarte Produções iniciará, na próxima segunda-feira (11), a pré-venda de “Os estranhos hóspedes do Hotel Nicanor”, gibi histórico produzido por duas lendas do quadrinho brasileiro: o quadrinista Flavio Colin (1930-2002) e o cartunista/editor Ota Assunção (1954-2021). Esse material é uma obra-prima do terror que ficou décadas fora de catálogo e ganha agora nova edição completa e recheada de extras, na esteira recente de republicações das HQs feitas por Colin. Informações: www.mmarteproducoes.com

Sair da versão mobile