Programado para janeiro de 2023, o título “A Sala de Espera da Europa”, de Aimée de Jongh, integra a nova linha de quadrinhos da brasileira Conrad, “HQ para todos”.
Segundo a editora em seu blog oficial, o selo terá como marca o preço acessível e a qualidade gráfica, em edições no formato brochura. O quadrinho de Aimée, com imagens coloridas, já pode ser reservado por R$ 14,90 na pré-venda.
Mais conhecida no Brasil pela HQ “Táxi”, a quadrinista e animadora holandesa apresenta uma história de denúncia, com força e sensibilidade. “A Sala de Espera da Europa” é baseado no período em que Aimée viajou até o campo de refugiados na ilha grega de Lesbos para fazer uma reportagem em quadrinhos sobre as condições do local. Em 25 páginas, a autora transmite a história daqueles que, na condição de refugiados, são, antes disso, pessoas.
Já em “Mayara e Annabelle”, a edição é contada em preto e branco, disponível em versão impressa por R$ 9,90.
“Para quem estava com saudades das aventuras das nossas maga e ninja favoritas, Pablo Casado e Talles Rodrigues voltam com tudo em uma história em Fortaleza, lidando com misteriosas aparições nos trenzinhos da alegria locais. E para quem ainda não conhece a dupla da Secretaria de Controle de Atividades Fora do Comum, essa é a chance de vê-las pela primeira vez!”, diz a Conrad.
Geral
Entre os lançamentos do seu catálogo geral, a Conrad anunciou “Goya Saturnalia”, de Manuel Gutiérrez e Manuel Romero, HQ de sucesso na Espanha; “All the things we don’t say”, livro que reúne histórias vencedoras do concurso Silent Manga criadas por Lucas Marques e Priscilla Miranda; e ainda “Accidental Czar: The life and lies of Vladimir Putin”, HQ que acabou de sair nos EUA e é uma biografia do líder russo desenhada por Box Brown, com roteiro de Andrew S Weiss. As informações são do portal PublishNews.
Lançamento
Dia 12 de dezembro, chega às livrarias “Arrabalde – em busca da Amazônia”, do documentarista, produtor de cinema e fundador da revista piauí, João Moreira Salles. A maior floresta tropical do mundo, ainda encerra mistérios que instigam pesquisadores e leigos. Produz 20% da água doce do planeta e abriga por volta de 16 mil espécies de árvores. Ao apurar a forma como o território vem sendo ocupado desde os anos de 1960, João Moreira Salles evidencia a falta de curiosidade e afeto que pautou os modelos de exploração do bioma, o qual foi sendo devastado e reduzido à lógica das economias extrativistas.
Teatro
O espetáculo “Impossibilidades”, da Cia Forféu, estreou em Maringá no sábado, 3 de dezembro. Segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), a peça foi produzida com recursos do Prêmio Aniceto Matti e traz os atores Alan Gaitarosso e Renan Parma juntos pela primeira vez em cena, apesar da parceria de mais de 10 anos no teatro. A peça conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e intérpretes de Libras.
Teatro 2
“Impossibilidades” é uma peça experimental que busca investigar a crise da arte diante das crises sociais do nosso tempo. Inspirado no texto “Cinco dificuldades para se escrever a verdade”, do dramaturgo alemão de Bertolt Brecht, e nas publicações da filósofa Hannah Arendt, dois atores discutem em cena as relações entre arte e sociedade, propondo o teatro como adiamento do fim, como uma maneira de continuar sonhando e resistindo diante da barbárie do nosso tempo, conforme sugere o líder indígena Ailton Krenak. As informações são da Semuc.
Ficha técnica
“Impossibilidades”
Cia Forféu
Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti
Próximas apresentações: dias 8, 9, 10 e 16 de dezembro, sempre às 20h, na Arena das Artes (av. Dep. José Alves dos Santos, 4.367, no Jardim Brasil), em Maringá
Projeto
A Secretaria de Cultura (Semuc), via Gerência de Patrimônio Histórico, promove em Maringá o projeto de educação patrimonial “Lugares de Memória”. “A ação acontece por meio de um intercâmbio entre os alunos e professores do Colégio Estadual JK e profissionais da Gerência de Patrimônio, no qual haverá uma troca de conhecimentos relacionados às questões de Bens Culturais, memória, cultura e identidade”, diz a Semuc, por meio de suas redes sociais.
Projeto 2
“O projeto consiste em passeios por lugares estratégicos da cidade, de importância histórica, artística e cultural, e uma dinâmica que resultará na impressão de desenhos nas paredes do pátio central do próprio colégio, utilizando a técnica de estêncil, dos Bens Culturais da cidade de Maringá identificados pelos estudantes”, complementa a Semuc.
Maringá Encantada
A Maringá Encantada 2022 terá uma atração especial no Parque do Japão nesta quinta-feira, 8 de dezembro. O flautista e saxofonista Derico Sciotti se apresentará gratuitamente a partir das 20h. O músico fez parte do grupo “Sexteto do Jô”, banda que acompanhou o apresentador e humorista Jô Soares por 26 anos, desde o programa “Jô Soares Onze e Meia”, no SBT, até o “Programa do Jô”, na Rede Globo. A informação é do site da Prefeitura.
Maringá Encantada 2
A Maringá Encantada também terá outras apresentações gratuitas nesta quinta-feira, 8. Como a peça teatral “Uma esperança no Natal”, com a Cia Palco, às 20h, na Praça Renato Celidônio; apresentação musical com grupo Lugaserfelck, às 21h, na mesma praça; a apresentação do Coral da Escola Adventista, às 20h, na Praça Farroupilha; a Feira da Economia Criativa, a partir das 19h, na Praça Todos os Santos.