Agenda da semana do ‘Convite às Artes’ tem cinco atrações, em Maringá

De 12 a 15 de julho, serão cinco atrações artístico-culturais disponíveis gratuitamente à população de Maringá e região. “Rock por elas” será na quinta-feira, 13, por exemplo

Banda Venus Disorder (Crédito: Prisma Duo Photo)

A Secretaria de Cultura de Maringá (Semuc) divulgou nesta segunda-feira, 10 de julho, a agenda semanal do “Convite às Artes”, projeto unificado que reúne os tradicionais “Convites…” de dança, música, teatro etc.

De 12 a 15 de julho, serão cinco atrações artístico-culturais disponíveis gratuitamente à população de Maringá e região. Confira:

“Gitaneria”, do Ballet Regina Mundi
Dança
Quarta-feira, dia 12, às 20h
Teatro Reviver Magó (Praça Todos os Santos, s/n)
Classificação Indicativa: Livre

“Rock por Elas”, de Venus Disorder
Música
Quinta-feira, dia 13, às 20h
Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Professora Nadir Cancian, s/n, Zona 7)
Classificação Indicativa: Livre

“Ficções do Interlúdio”, de Lucas Florindo
Teatro
Sexta-feira, dia 14, às 20h
Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Professora Nadir Cancian, s/n)
Classificação Indicativa: Livre

“O que vemos quando olhamos para o céu?”, dir. de Alexandre Koberidze
Cinema
Sábado, dia 15, às 20h
Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na av. XV de Novembro)
Classificação Indicativa: 16 anos

Exposição “Faces”, de Frank Paris
Artes Visuais
Sala de Exposições do Teatro Callil Haddad
De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h
***Mostra fica até 30 de julho

Dança
“Gitaneria” foi inspirado nas cidades do sul da Espanha onde o Flamenco nasceu. A base para esse trabalho é a essência dos grandes tablados e a forma mais pura desta arte. Um espetáculo alegre, intenso e apaixonante que mescla: a guitarra, as palmas, o sapateado, o estalar de dedos, os movimentos das saias das bailarinas e a postura clássica dos toureiros.

Música
No caso de “Rock por elas”, trata-se de show vibrante que homenageia a força das mulheres no rock, na música e na vida. A banda Venus Disorder é composta pelas integrantes: Luana Santana (bateria), Débora Louize (voz), Natália Gimenes (baixista) e Gabriela Vivian (guitarrista). O repertório contempla canções autorais, além de grandes nomes da força feminina do rock, como Rita Lee, Pitty, Alanis Morissette entre outras. A banda promete celebrar a pluralidade e representatividade na cena Rock’ n’ Roll.

Teatro
“Ficções do Interlúdio” é uma peça de teatro cheia de poesia que canta a alma teatral do poeta Fernando Pessoa.

Cinema
Vencedor do Prêmio da Crítica em Berlim/2021, “O que vemos quando olhamos para o céu?” (Georgia/Alemanha/2021 – 150min) é um filme que conta o encontro entre Lisa, uma estudante de medicina, e Giorgi, um jogador de futebol. “Advém uma maldição que irá fazer com que os dois, mesmo apaixonados à primeira vista, não se reconheçam mais. Um narrador impõe o ritmo ao mesmo tempo que observa a cidade de Kutaisi e seus habitantes, numa espécie de crônica do cotidiano, com a bela paisagem, os fatos históricos, alguns rituais, o futebol e o próprio cinema – numa belíssima meditação sobre o tempo e o amor e a poesia possível que pode envolver isso tudo”, segundo resenha de Paulo Campagnolo, coordenador e curador do Convite ao Cinema.

Crédito: Divulgação

Virada Cultural
A Virada Cultural de Maringá será nos dias 29 e 30 de julho, na praça do Antigo Aeroporto, com as atrações nacionais Marcelo D2 e Roberta Sá. Além desses shows, haverá programação local:

• DJ – Chá di Lirian;
• Música – Little B. and the Mojo Brothers apresenta: Canela Baby;
• Música – Tom Brasil – Canta a Moda Brasileira;
• Teatro – Severino Faz Chover – Cia Teatral Trapos e Farrapos;
• Cultura Popular – Crônicas de um Poeta Loko;
• Dança – Nó de Nós – Nó Coletivo de Artes;
• Circo – Trabalhadores – no meio do povo – Cia. Circo Teatro Expressão de Amor;
• Da Cor do Brasil – Grupo Sucena – Espetáculos de grupos, artistas e/ou produtores negros, indígenas e/ou de origem cigana;
• Nuah – Espetáculos de Música realizado por grupos, artistas protagonizados por mulheres;
• Eleonora ou A Corrida pelo fim – Teatro do Alvorecer.
E tem mais: uma surpresa especial envolvendo grafite e luzes.

Acervo

Patrocinado pela Petrobras, o Rolé Carioca lança ambiente virtual com acervo exclusivo do Museu Histórico Nacional, que acaba de comemorar seu centenário. O canal reúne pesquisas realizadas pelo Rolé e análises históricas das obras, bem como audiodescrição e libras para acessibilidade. A plataforma interativa ainda integra jogos, descobertas de fatos passados, um curta-documentário sob a ótica decolonial e uma vídeo oficina. A plataforma 100% online e gratuita está disponível no site oficial do projeto cultural, AQUI (https://www.rolecarioca.com.br/role-carioca/MHN/).

Hatoum
“A cidade ilhada”, Milton Hatoum, ganha nova edição pela Companhia das Letras em 2023, com lançamento previsto para 17 de julho. Nos contos breves desse livro, o autor lança seus personagens num vaivém incessante e vertiginoso, vivido ou apenas imaginado, entre Paris e Bangcoc, Barcelona e Berkeley, em meio a desencontros, exílios, fantasmas da família e da província. Inclui o conto “O adeus do comandante”, que inspirou o filme “O rio do desejo”.

Crédito: Reprodução

Frio
Outro lançamento da Cia das Letras é “A descoberta do frio”, de Oswaldo de Camargo – chegas às livrarias em 14 de julho. Um frio que assola apenas negros. Um sopro gélido que fez um número incalculável deles desaparecer. Um fenômeno que ninguém acredita ser possível. Este é o pano de fundo deste breve e instigante livro de Oswaldo de Camargo.

Sair da versão mobile