Radicada em Curitiba (PR), a artista paranaense Bruna Thimoteo chega com novo trabalho. Trata-se de “Eu vou me assumir”, que tem direção musical de Preto Martins, e é a faixa que abre as portas do primeiro álbum da cantora, “Roda da Vida”.
A música, lançada de forma independente, chega com um videoclipe sensível e enérgico com simbolismos da identidade paranaense da artista. O clipe contou com a direção colaborativa entre Bruna e Lis Guedes, que também assina a direção de fotografia, captação e montagem; e Bruna o roteiro da produção audiovisual.
A canção retrata a necessidade de se reconectar com a verdade interior, embalada pelo afrobeat e a MPB. O som inspira a celebrações e ares de empoderamento, fato que levou a música a ser escolhida como o primeiro single do álbum e por demonstrar grande adesão do público nos shows da artista.
“Desde o início do processo de produção da música e do videoclipe muitas histórias passaram pela minha mente, principalmente sobre o que era esse ‘se assumir’ e o que necessitava em mim se assumir”, pontua Bruna, em material para a imprensa.
O videoclipe se passa na Capital, cidade onde reside atualmente a artista oriunda de Guarapuava (na região Centro) e traz em sua primeira cena a árvore símbolo do Estado, uma Araucária que se encontra no Parque São Lourenço.
Para assistir ao videoclipe, acesse o canal do YouTube de Bruna Thimoteo (https://bit.ly/3ThnHDJ). Streaming: https://tratore.ffm.to/euvoumeassumir; e Instagram: www.instagram.com/brunathimoteo_/
Trajetória
Multiartista, cantora, compositora e diretora audiovisual, Bruna Thimoteo tem uma carreira de dez anos como intérprete e há três segue em voo autoral. Ela transforma seu repertório musical em uma possibilidade de criar diálogos sobre afeto, lugar de fala, identidade mestiça e latina, espiritualidade e consciência social, além da presença constante em abordar temas relacionados à natureza, Mãe Terra.
Álbum
“Roda da vida”, seu primeiro álbum, tem previsão de lançamento para 2023 de forma independente. Em paralelo, Bruna produz seu próximo single “Inteira” com a produtora Érica Silva da banda Mulamba, que será lançado no início de 2023 e contará com um feat que será revelado em breve pelas redes sociais da artista.
Kindle
As inscrições para a 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura terminam no próximo domingo (28). É uma premiação que valoriza a autopublicação independente. Os romances inscritos concorrerão a R$ 50 mil em prêmio e adiantamento de royalties, sendo que os finalistas também terão as obras adaptadas para audiobook com Audible; e o grande vencedor será publicado pela editora Record. Para saber mais, acesse o site amazon.com.br/premiokindle e confira o regulamento.
Zé Carioca
O personagem Zé Carioca completou 80 anos nesta quarta-feira (24). Em 24 de agosto de 1942, chegava aos cinemas mundiais o clássico “Alô, Amigos”, filme que fazia parte da chamada “política da boa vizinhança” e representava a aproximação entre Brasil e Estados Unidos. Pela primeira vez, era apresentado aquele que se tornaria o principal personagem brasileiro da Disney: Zé Carioca. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, apesar de não se ter certeza de quem foi a grande inspiração para o personagem, o que se sabe é que foi uma vinda de Walt Disney ao Rio de Janeiro, em 1941, o pontapé para a criação de Zé Carioca.
Zé Carioca 2
Mesmo sendo um produto da Disney, Zé Carioca teve histórias produzidas por artistas nacionais no Brasil, à época da editora Abril. Só o roteirista Gerson Borlotti Teixeira escreveu mais de 500 histórias sobre o personagem. Hoje a casa gaúcha Culturama detém os direitos de publicação do universo Disney no país, inclusive com o especial “O essencial do Zé Carioca: celebrando os 80 anos da sua estreia” à venda. Link: https://bit.ly/3dUmKku
Agenda
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou a agenda cultural dos últimos dias do mês de agosto. As atrações são gratuitas e acontecem até o próximo dia 31 de agosto, com teatro, cinema e música. A coluna destaca: “Convite ao Teatro desta sexta-feira, 26 de agosto, com a peça “O Auto do Circo Natalino”, às 20h, no Teatro Barracão; sábado, 27, “Convite ao Cinema”, filme “Le Clair de Terre”, às 20h, no auditório Hélio Moreira; e, dia 31, Concertos ao meio-dia, às 12h30, no auditório Joubert de Carvalho do Centro de Ação Cultural (CAC). É tudo grátis.
Independência
O grito do Ipiranga, entoado por Dom Pedro, virou o símbolo da Independência do Brasil. Exatos duzentos anos depois, a Ubook lança “Tempos de Liberdade”, de Chiara Ciodarot, romance histórico que apresenta uma nova perspectiva dos momentos que cercaram o fim do Brasil colônia, revelando a importância de três mulheres que desempenharam papéis ativos na luta pela independência. Além do livro impresso, será publicada a versão em áudio, narrado pelas atrizes: Isabel Fillardis, Isabel Guerón, Laila Garin e Bel Kutner. Mais informações: https://bit.ly/3QRfV1I


