Bailarino Aguinaldo de Souza ministra oficina de dança dia 6, em Maringá

Oficina será no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), das 14h às 17h. Gratuita, mas com vagas limitadas

Arte: Reprodução/CED

A Cia Experimental de Dança (CED) promove em Maringá a oficina de dança contemporânea ministrada pelo bailarino Aguinaldo de Souza. Ele virá de Londrina para essa atividade, que é parte do novo projeto da CED.

Ele é ator, performer, diretor de espetáculos e professor de letras e artes. Atua como professor do Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 2003. Dançou profissionalmente pelo Ballet de Londrina de 2001 a 2008. Dirigiu projetos de pesquisa teatral pelo PROMIC. Trabalhou nos festivais de Goiânia/GO, Tupã/SP; Araçatuba/SP; Limeira/ SP; Joinville/SC e Sumaré/SP e Londrina/PR.

Souza foi diretor da Cia do Santo entre 2009 e 2013. Também dirigiu a Cia L2 de 2012 a 2017. E hoje integra, desde 2018, a Cia do Terno de dança teatro, além de coordenar o projeto de pesquisa: O corpo pós-moderno: aplicações extra cotidianas, desde 2008.

Na etapa 1, a oficina abordará exercícios técnicos de alongamento e fortalecimento; exercícios de descondicionamento de lógicas cotidianas de movimento corporal. Ocupação do espaço, jogos formais. Paradoxos, crises, redimensionamento dos hábitos de movimento e relação.

Etapa 2, exercícios técnicos de ritmo e qualidades de movimento; princípios artísticos que buscam a expansão da percepção de si e do grupo, e a ampliação de estados corporais individuais e motivações em grupo. Desequilíbrio da figura corporal, feiúra como princípio desordenador, busca pelo grotesco individual; composição de figuras a partir do encontro dos corpos.

Etapa 3, exercícios de concentração profunda, os quais buscam suscitar imagens a ser relembradas e trabalhadas artisticamente para a composição de partituras de movimento. Princípios de extensionalidade, tridimensionalidade e hipérbole da figura corporal. Composição de sequencias não racionais, inversão de valores de ordenação coreográfica, quebra de direção, ritmo e convenção da partitura.

Etapa 4, sessões de trabalho nas quais se recupera e analisa as imagens corporais, sequencias e encontros mais emblemáticos e não convencionais para elaboração de cenas para o espetáculo. Cada corpo se expõe como sínese dos processos vivenciados, e como metáfora da própria existência – o corpo transforma-se em totem.

Data
A oficina de Aguinaldo de Souza será no próximo dia 6 de maio, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), das 14h às 17h. Gratuita, mas com vagas limitadas, é uma atividade destinada a maiores de 16 anos, com ou sem experiência em dança. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas AQUI.

Arte: Reprodução/CED

Patrimônio
A Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, via Gerência de Patrimônio Histórico, realiza o Patrimônio na Roda, que objetiva a promoção da educação patrimonial, que é levar as crianças, jovens e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, promovendo a percepção de pertencimento.

Patrimônio 2
No próximo dia 4 de maio, o condutor da roda será Helcius Batista Pereira, professor da graduação e da pós-graduação em Letras da UEM, coordenando o projeto de pesquisa “Para História do Português Brasileiro em Maringá”. Bacharel, mestre e doutor em Letras pela USP, realiza em 2023, nessa mesma universidade, o seu pós-doutorado com o tema “Terra Crua sob a perspectiva da Crítica Genética e da História Social da Língua”.

Patrimônio 3
A roda sobre “A língua da gente: aspectos da história linguística de Maringá”, com Helcius Batista Pereira, será em 4 de maio, às 19h, no auditório Joubert de Carvalho, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), que fica na av. XV de Novembro, 514, Zona 1.

Sair da versão mobile