‘Beleza e tristeza’ é último romance escrito por Yasunari Kawabata

A editora Estação Liberdade lança “Beleza e tristeza” (288 páginas, R$ 53,55), de Yasunari Kawabata. Com tradução de Lídia Ivasa, trata-se de romance com a seguinte história: Oki Toshio, um romancista de sucesso, que depois de ver uma foto de sua antiga amante, Otoko Ueno, em um artigo de revista, se sente atraído a voltar para a cidade de Kyoto e contemplar a tradicional celebração de Ano-Novo enquanto tenta se reconectar com seu antigo caso.

Sem contato há mais de vinte anos, no reencontro, ele tem outra vida, ela não é mais uma adolescente, e novos personagens fazem com que a relação deles seja retomada de maneira diferente e com novas complicações.

Beleza
“Beleza e tristeza” é o último romance escrito por Kawabata. Prêmio Nobel de 1968, é considerado um dos representantes máximos da literatura japonesa do século 20. Nasceu em Osaka, em 1899. Para saber mais: https://estacaoliberdade.com.br/livraria/livros-em-pre-venda/beleza-e-tristeza

Diagnóstico
A Secretaria Municipal de Cultura contratou a Fadec (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para realizar o primeiro “Diagnóstico da Cultura de Maringá”. Os resultados do trabalho irão nortear as ações da pasta ao longo dos próximos anos, como investimentos e criação de projetos. “Para isso, a participação dos artistas e agentes culturais, neste momento, é fundamental!”, diz a pasta municipal.

Diagnóstico 2
Os pesquisadores da Fadec enviaram e-mails com um formulário para quem tem cadastro na plataforma Maringá Cultura. Nele estão algumas perguntas. Mas também é possível responder ao questionário neste link: https://pt.surveymonkey.com/r/NR3P5XR

Sepultura
A Prefeitura de Maringá confirmou nesta semana mais uma atração da Virada Cultural de 2022: a banda brasileira de metal pesado Sepultura. O show será dia 31 de julho, às 21h, na Praça Salgado Filho (praça do antigo aeroporto). Além do rock, a Virada terá a MPB da cantora Gal Costa no dia 30; além de artistas maringaenses.

Cinema
Sábado é dia do clássico projeto “Convite ao Cinema”, em Maringá. Neste sábado, 16 de julho, às 20h, exibição de “O alucinado” (México/1953 – 92min), filme do espanhol Luis Buñuel (1900-1983), um dos principais nomes do cinema ocidental. O longa-metragem tem classificação indicativa 16 anos. A sessão com cópia legendada será no auditório Hélio Moreira, anexo à Prefeitura, na rua XV de Novembro, 701, Centro. Entrada franca, mas o auditório tem capacidade para 150 pessoas; não é possível entrar após o início da sessão às 20h.

Cinema 2
Sinopse de “O alucinado”: Francisco Galvan de Montemayor é um homem rico e amargo, bastante rigoroso com seus princípios e, por isso, ainda solteiro. Um belo dia ele conhece Gloria, se apaixona e é subitamente convencido a se casar com ela, noiva de Raul Conde. Francisco corteja a mulher até que ela aceitasse seu pedido de casamento, e, ao conseguir, de mostra um marido exemplar e dedicado.

Lançamento
A praça da Prefeitura de Maringá será palco para o lançamento do livro “Poesia é o conselho”, no domingo, 17 de julho, às 15h. O material é o resultado de três anos de construção de um movimento poético do Slam Pé Vermelho, reunindo 11 poetas. Produzido com verba de Incentivo à Cultura Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020 Prêmio Aniceto Matti, o livro será distribuído gratuitamente durante o evento.

Titãs
A banda de rock Titãs está no ar com single e videoclipe da canção inédita “Caos” (gravadora Midas Music). Com direção de Octavio Juliano e Luciana Ferraz, o vídeo está disponível no YouTube. Nome seminal do BRock dos anos de 1980, o hoje trio – Branco Mello, Sérgio Brito e Tony Bellotto (com os músicos de apoio Mário Fabre e Beto Lee) – está em fase de novidades: disco de estúdio previsto para este segundo semestre; e o documentário “Bios: Titãs”, disponível a partir de 29 de julho no streaming Star+.

Sair da versão mobile