Cena musical de Eddie em ‘Stranger Things’ viraliza Metallica; conheça a história de ‘Master of Puppets’

Além do hype em torno da série, a 4ª temporada de “Stranger Things” (Netflix) também tem servido para alavancar canções dos anos de 1980. Depois do pop “Running Up That Hill”, de Kate Bush, agora é a vez da pesadona “Master of Puppets”, faixa-título do álbum de estúdio lançado em 1986 pelo Metallica. Tudo porque o personagem Eddie Munson (Joseph Quinn) toca essa canção em sua guitarra, em sequência épica no 2º volume da 4ª temporada, que estreou em 1º de julho.

 

Sob o olhar de admiração de Dustin Henderson, que chega a “bater cabeça” com a performance, Eddie ataca com os riffs e solo dessa canção. Claro que o som incorpora todos os instrumentos da banda, incluindo vocais. Por questões óbvias da narrativa, a música não é executada na íntegra; afinal, a faixa tem originalmente 8m35s.

 

O ato fazia parte da estratégia para derrotar Vecna, que possui um exército de morcegos para se defender. Eddie espantou as criaturas demoníacas de perto do vilão.

 

Repercussão

“Master of Puppets” iniciou esta segunda-feira (4) na posição nº 26 na parada global top 50 do Spotify e vem se tornando uma febre nos serviços de streaming. No Deezer, sua versão remasterizada está na posição 58 e subindo, tanto no Top USA quanto do Top Worldwide desta terça-feira (5).

 

Cultuado

Segundo a rádio 89 FM, “Master of Puppets” é considerado um dos álbuns mais cultuados do universo do rock. “Lançado em 24 de fevereiro de 1986, esse disco do Metallica é um trabalho emblemático por diversas razões, como o teor político de suas letras e a extrema sonoridade alcançada pela banda, além de ser o último álbum com o baixista Cliff Burton, que morreu em um acidente de ônibus na Suécia durante a turnê promocional”.

 

Letra

Como é peculiar no heavy metal, “Master of Puppets” (“mestre das marionetes”, em tradução livre) tem uma letra sombria sobre perda do controle e manipulação. James Hetfield, líder do Metallica, disse à Thrasher Magazine que é uma canção que lida com drogas: “Como as coisas ficam de cabeça pra baixo, em vez de você assumir e fazer, as drogas controlam você”. A luta pelo controle também é um tema recorrente na série, conforme Vecna busca controlar e manipular as pessoas como fantoches.

 

Ingá Hell

Já que o assunto é rock pesado nesta coluna, a cidade de Maringá sediará o festival “Ingá Hell” no próximo dia 9 de julho, no palco do lendário Tribo’s Bar (av. Cerro Azul, 628). O line-up é formado por três atrações de Curitiba Darma Khaos (Korn Tributo), Megacoverdeth (Megadeth) e Rejection Pantera (Official Tribute). Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente no Tribo’s Store (av. Tamandaré, 63, Centro, Maringá). O público também poderá levar 1 kg de alimento no dia do show.

 

Clipe

Depois de muitos spoilers, o Grupo Clareou acaba de liberar o seu novo videoclipe, “Perdeu pra Cerveja”. A produção, que conta com a parceria do cantor Escandurras e foi gravada em Salvador, também teve a presença de Compadre Washington no elenco. Para assistir: https://bit.ly/3nE5DFq

 

Sair da versão mobile