Após um longo hiato, a famosa série “História do Oeste” (“Storia del West”, no original) retorna ao mercado de quadrinhos no Brasil pelas mãos da editora independente Saicã (do Rio Grande do Sul).
Por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse, essa casa editorial está em campanha com os volumes 1 e 2; os valores começam em R$ 90. Confira AQUI.
Segundo informações, é a primeira vez que a coleção vem em cores e capa dura. Cada volume terá duas histórias, referentes aos quatro primeiros números italianos da série, que estarão disponíveis nessa campanha.
Para quem não sabe, “Storia del West” é um dos maiores sucessos dos quadrinhos de faroeste do mundo. Ela foi criada Gino D’Antonio e Renzo Calegari em 1967, na Itália, pelo selo da Edizioni Araldo, atual SBE (Sergio Bonelli Editore). Ao longo de 73 números, contou a colonização dos Estados Unidos da América, por meio da saga da família MacDonald. Além dos dois criadores, outros renomados desenhistas italianos trabalharam na série, como Sergio Tarquinio, Renato Polese e Giorgio Trevisan.
“O clã MacDonald vai passando de geração em geração, acompanhando os principais acontecimentos do Oeste, como a corrida do ouro na Califórnia, a batalha de Álamo e as diversas guerras indígenas. A ficção se mistura com a realidade, e ao lado dos heróis fictícios desfilam personagens reais como o General Custer, Wild Bill Hickok, Buffalo Bill, Calamity Jane, Kit Carson, Jim Bridger, Billy the Kid, Geronimo e Cochise, entre outros”, diz a campanha da Saicã.
A versão da editora brasileira é uma com 75 edições. Explica-se: Gino D’Antonio incorporou mais 200 páginas inéditas, entre os números 1 e 3 da coleção, estendendo a coleção quando ela foi reeditada. À época, ele entendeu que os personagens do início da série, Brett e Sicaweja, haviam sido pouco explorados.
Trata-se da terceira passagem de “História do Oeste” pelo Brasil. Segundo consulta da coluna ao Guia dos Quadrinhos, a Record publicou 47 edições de 1991 a 1995. Mas a clássica brasileira é aquela que saiu pela saudosa Ebal (Editora Brasil-América Ltda, de Adolfo Aizen) nos anos de 1970/80, sob o título “Epopeia Tri”, em 73 volumes (1970-1987).
ArteSesc
Artistas de todo o Brasil têm até o dia 26 de junho para se inscrever na seleção de obras de artes visuais. Pelo edital serão selecionadas até 20 obras de artes visuais para mostras coletivas nos painéis expositivos da plataforma da Unidade Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa (PR). Podem ser inscritos trabalhos de pintura, desenho, gravura, ilustração, fotografia, colagem e que possam ser impressas pelo Sesc PR, conforme o detalhamento técnico do espaço expositivo que consta no edital. Cada proponente pode inscrever até três obras e ser selecionado com até três obras. Para cada obra selecionada será paga remuneração.
ArteSesc 2
A divulgação do edital de resultado está prevista para ocorrer no dia 10 de agosto, no site do Sesc PR e o período expositivo tem início a partir de setembro de 2023. O edital completo está disponível no site do Sesc PR. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos.culturais@sescpr.com.br
Festival
Até o dia 2 de julho, o Sesc PR recebe inscrições para a quarta edição do Festival de Música Sertaneja de Raiz – um evento para resgatar elementos da música sertaneja de raiz, fortalecer a cena musical brasileira e disseminar um estilo musical genuinamente brasileiro. Serão aceitas composições instrumentais ou canções sertanejas de raiz, música caipira, moda de viola, toada, cateretê, querumana, valseado ou outra manifestação artística da cultura e da tradição musical brasileira, em apresentações solo, duo ou em trio.
Festival 2
Cada candidato poderá realizar apenas uma inscrição e propor até quatro músicas que não tenham sido apresentadas em edições anteriores do festival. Uma comissão de seleção escolherá até 24 músicas para serem apresentadas durante o festival, nos dias 22 e 23 de setembro, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba. A divulgação com a listagem dos selecionados será feita a partir do dia 14 de julho.
Festival 3
No edital o candidato terá acesso aos valores dos cachês, que variam de acordo com a distância de Curitiba à cidade de origem do selecionado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos.culturais@sescpr.com.br, pelo telefone (41) 3259-1372; ou neste LINK