Em 2023, a obra de Antonio Candido (1918-2017) volta a circular em novas edições produzidas pela editora Todavia. Ele é considerado por muitos como o maior crítico literário brasileiro. Seu título “Formação da literatura brasileira – Momentos Decisivos” (1959) é um clássico, que já foi muito utilizado pelos professores de literatura da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Recentemente, a Todavia anunciou que os primeiros livros da Coleção Antonio Candido já têm data de lançamento: no dia 24 de março, cinco dos 17 títulos previstos estarão disponíveis nas livrarias. “Formação da literatura brasileira”, “Iniciação à literatura brasileira”, “Os parceiros do Rio Bonito”, “O discurso e a cidade” e “Literatura e sociedade” fazem parte do projeto de relançamento da obra do pensador.
“Com novo projeto gráfico, de autoria de Oga Mendonca, o relançamento da obra de Antonio Candido pela Todavia celebra o seu legado como figura de referência, ampliando a circulação de seu trabalho e mostrando às novas gerações a atualidade de uma obra inesgotável”, diz a editora, em post.
Os próximos livros chegam em partes: no segundo semestre de 2023, e em 2024.
Autor
Antonio Candido de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de julho de 1918. Ele é um dos maiores intelectuais da história do Brasil, tendo sido crítico literário, sociólogo e professor universitário. Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) por 50 anos – desde 1942 até 1992 -, Candido foi um dos principais pensadores ligados aos estudos sobre a formação do Brasil, inaugurados nos anos de 1930 e 40 por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior.
Autor 2
Candido iniciou sua carreira de crítico na revista Clima, entre 1941 e 1944. Em 1943 passou a colaborar com o jornal Folha da Manhã, onde reconheceu o talento de autores como, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Guimarães Rosa. Foi também titular do jornal O Estado de São Paulo, para o qual fez o projeto do Suplemento Literário, em 1956.
Parceiros
A Editora Unesp, que é ligada à Universidade Estadual Paulista, está com inscrições abertas até 17 de fevereiro para selecionar parceiros na divulgação de conteúdo para 2023. Objetivo é ampliar as parcerias no Instagram, YouTube e TikTok. A seleção está aberta para duas modalidades: Círculo de Leitores Unesp e Parceria Fixa. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via formulário: https://forms.gle/m6RmNKTfaf1THNKz8
Parceiros 2
No Círculo de Leitores, a editora fica responsável por selecionar os livros físicos a serem enviados de acordo com os interesses literários de cada influenciador, informados no momento da inscrição (cada parceiro selecionado nesta modalidade receberá mensal e gratuitamente um título da Editora Unesp).
Parceiros 3
Já na modalidade Parceria Fixa, os parceiros podem, uma vez ao mês, escolher o título que desejam receber dentre os livros físicos do catálogo da Editora Unesp e devem resenhá-lo até o fim do ano de parceria (o limite de envios será informado no aceite da inscrição).
Projeto
Em Maringá, estão abertas as inscrições para as oficinas literárias do projeto “Escrevivências”, organizadas pelo Ateliê Culturama e viabilizadas pelo Prêmio Aniceto Matti. Serão três oficinas gratuitas de escrita criativa, que tem como objetivo formar leitores e, principalmente, escritores. Com carga horária de 4h, as aulas acontecem nos dias 17, 18 e 25 de março e serão ministradas pelas professoras de Língua Portuguesa, Literatura e Redação Aline Rodrigues dos Santos e Maria Julia Werneck. Elas irão compartilhar técnicas de escrita e leitura e orientar a produção de narrativas literárias, por isso cada oficina disponibiliza apenas 10 vagas, totalizando 30 alunos.
Projeto 2
Ao final do projeto, os textos produzidos resultarão em um podcast coordenado pela compositora, professora e produtora musical Raquel Carreira. Inscrições gratuitas nos formulários disponíveis na bio do Instagram do projeto: @escrevivenciasmaringa
Projeto 3
– Datas disponíveis: 17, 18 ou 25 de março
– Horário: das 13h30 às 18h – carga horária: 4 horas
– Endereço: Ateliê Culturama – Rua Marcelino Leonardo, 147, Jardim Monte Carlo
– Classificação indicativa: acima de 14 anos