Depois de passar por Ivaiporã, Nova Londrina, Paranavaí, Umuarama e Campo Mourão, durante a 41ª Semana Literária Sesc PR, o Coletivo Pé Vermelho volta para Maringá nesta sexta-feira, 16 de setembro, para apresentar o “Sarau Marginal – Batalha Poética”, às 14h, no Centro de Ação Cultural (CAC). A atividade também faz parte da Semana.
À coluna, a produtora e integrante do Coletivo Pé Vermelho, Érica Paiva Rosa, explicou que a experiência em outras cidades “foi muito legal, porque o Sarau é uma troca entre os poetas do Coletivo e o público. Então ouvimos muitas vozes pelas cidades em que passamos. Desde o público escolar com crianças e adolescentes, até professores, estudantes universitários, poetas, enfim, um público diverso”.
Segundo ela, o coletivo levou uma minibiblioteca com livros de escritores marginais. “Deixamos à disposição para o público pegar, folhear, declamar os poemas durante o sarau. Ao longo desses dias, tivemos uma experiência bem legal de ter outras pessoas declamando textos dos poetas de Maringá que compõem o nosso livro ‘Poesia é o Conselho’, lançado neste ano. Ouvir esses poemas em outras vozes foi muito gostoso!”, acrescenta.
Para a atividade na Cidade Canção, a expectativa é altamente positiva. “Terminar em casa vai ser ótimo!”.
Em linhas gerais, o Sarau Marginal é um espetáculo de trocas poéticas. O Coletivo transporta uma pequena biblioteca, com livros de poetas marginais que ficam expostos em um tapete para que o público tenha acesso aos exemplares e aos poemas.
A ideia é convidar as pessoas para o palco e declamar textos de poetas vivos dos saraus e slams do Brasil. Em resumo, o Sarau Marginal é essa confraternização poética, uma celebração da poesia viva.
*****Confira a programação completa da Semana Literária: www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/
Final
No domingo, 18 de setembro, ocorrerá a grande final do Slam Pé Vermelho. Será às 16h, na “Praça da Prefeitura”, na Cidade Canção. É uma realização do Coletivo Pé Vermelho, com apoio da Prefeitura de Maringá.
Festa
Com a proposta de unir gastronomia, artesanato, cultura, lazer e solidariedade, a Festa dos Estados e das Nações 2022 será realizada entre os dias 7 e 16 de outubro. Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), o tradicional evento está em sua 37ª edição e vai beneficiar 15 entidades assistenciais, que serão responsáveis pelos cardápios da festa. A festa acontece após dois anos suspensa devido à pandemia. A informação é de assessoria.
Festa 2
O evento, realizado na Praça Renato Celidônio, ao lado do Paço Municipal, contribui financeiramente com as instituições participantes. Os valores arrecadados com as vendas são destinados à manutenção dos projetos assistenciais. De segunda a sexta-feira, das 18h às 23h30; sábado, domingo e feriado, das 10h às 00h. Mais informações: (44) 3221-6410
Festa 3
Na gastronomia, a festa terá bacalhau, batata recheada, cachorro-quente, “frango capotado”, sonho, diversos tipos de porções, macarrão italiano, eisbein (joelho de porco) com chucrute, pastel, espetinhos, além de culinária árabe, mineira, japonesa, baiana e sorvetes (confira abaixo o cardápio e as instituições responsáveis). O evento também terá uma feira de produtos artesanais produzidos por membros da Associação dos Artesãos de Maringá.
HQ
O editor Sidney Gusman divulgou nesta semana a capa de “Astronauta – Convergência”, quadrinho produzido por Danilo Beyruth para o selo Graphic MSP. A sexta aventura do personagem dentro da série “conclui de forma arrebatadora o primeiro grande arco de histórias dessa releitura do clássico personagem de Mauricio de Sousa, iniciado em ‘Magnetar’, em 2012, e comemora os dez anos do selo. As cores da história são da Cris Peter”, diz Sidão, por meio de suas redes sociais.
HQ 2
Confira a sinopse: “O Astronauta maligno de outra realidade está na nossa Terra, prestes a sequestrar Ritinha. Ele só não imagina que o socorro está a caminho. Agora, o confronto é inevitável!”. O lançamento será no final de outubro, e já está rolando pré-venda (em capa dura e cartão) na Loja Panini.
Selo
Para quem não sabe, o selo Graphic MSP tem como proposta convidar artistas brasileiros para produzirem uma releitura (ou reimaginação) dos personagens criados por Mauricio de Sousa (o criador da Turma da Mônica), em edições especiais. Isso vem sendo feito desde 2012.
Feira
Em Londrina, neste final de semana tem Feira DOBRA de Arte Impressa, a partir de 13h, no Canto do MARL (Av. Duque de Caxias, 3.241). Sábado, 17 de setembro, e domingo, 18, com entrada gratuita até 18h (após este horário, R$ 10). Neste ano, a feira contará com os trabalhos de 56 expositores de vários estados brasileiros, além de países como a Colômbia e o Uruguai. Além dos impressos, haverá intervenções artísticas, alimentação, música. O 6º Festival DOBRA de Arte Impressa é uma realização do Grafatório, com patrocínio da Secretaria de Cultura de Londrina, via Promic. Mais informações: https://dobra.grafatorio.com/
Feira 2
Neste ano, durante a feira, também ocorre uma instalação-homenagem a Willian Santiago, ilustrador londrinense que faleceu aos 30 anos de idade em decorrência da Covid-19. Algumas obras de Willian estarão expostas em grande formato, em bandeiras instaladas na parte interna do Canto do MARL.