Documentário conta a trajetória de Sergio Leone (da Trilogia dos Dólares)

"Sergio Leone - L’Italiano che inventò l’America” reúne depoimentos de gente como Clint Eastwood, Martin Scorsese e Quentin Tarantino sobre o diretor italiano

Sergio Leone redefiniu o gênero do western no cinema (Crédito da Foto: Reprodução)

Com roteiro e direção de Francesco Zippel, o documentário “Sergio Leone – L’Italiano che inventò l’America” (“Sergio Leone: o italiano que inventou a América”, em tradução livre) está programado para chegar aos cinemas no próximo dia 20 de outubro. É uma produção da Sky Italia e Sky Studios com Leone Film Group.

Aliás, o filme (com 107’ de duração) teve estreia mundial no 79º Festival Internacional de Cinema de Veneza, recém-encerrado no último final de semana (dia 10 de setembro).

O longa-metragem de Zippel é “um retrato sem precedentes de um homem visionário que vive cinema desde sua criação e cuja ideia de cinema continua a viver influenciando o mundo contemporâneo”, conforme informações oficiais.

Para quem não sabe, Leone dirigiu a famosa Trilogia dos Dólares (“Por um punhado de dólares”, “Por uns dólares a mais” e “Três homens em conflito”) nos anos de 1960, redefinindo o gênero do western no cinema. Graças a ele (e ao compositor Ennio Morricone), o bang-bang passou a ter uma gramática própria, batizado de “spaghetti western”: planos longos, personagens violentos e enquadramentos fechados (num super close up), ao som de uma trilha sonora única.

“A extraordinária arte de Sergio Leone, que transcendeu fronteiras nacionais, criando soluções narrativas e estilísticas que se tornaram parte da linguagem do cinema, é contada através dos testemunhos inéditos daqueles que o conheciam ou foram inspirados por ele como Clint Eastwood, Martin Scorsese, bem como Quentin Tarantino, Giuseppe Tornatore, Steven Spielberg, Ennio Morricone, Carlo Verdone e muitos outros. Ao seu lado também Raffaella, Francesca e Andrea Leone”, diz a Leone Film Group.

O filme é enriquecido com preciosos materiais de arquivo da Cineteca di Bologna, com raras gravações de áudio e imagens de bastidores.

“Sergio Leone – L’Italiano che inventò l’America” ainda não tem previsão para estrear no Brasil.

Clint Eastwood é o “homem sem nome” na Trilogia dos Dólares (Crédito da Foto: Divulgação)

Mais
Além da Trilogia dos Dólares, Leone também dirigiu outra sequência clássica: “Era uma vez no Oeste” (1968), longa-metragem sobre os mitos fundadores do gênero; “Quando explode a vingança” (1971), dotado de tintas políticas; e “Era uma vez na América” (1984), narrativa em torno do gangsterismo de raiz judaica.

Sesc
Em Maringá, a 41ª Semana Literária Sesc PR tem programação para esta quarta-feira, 14 de setembro: às 14h, a contação de histórias “O menino do Planeta Z”, com Danilo Furlan; e, às 15h, o bate-papo “Diálogos entre memórias”, com o mesmo autor. Ambas as atividades serão no Centro de Ação Cultural (CAC), conforme informações do site oficial do evento (www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/).

Flip
A autora Maria Firmina dos Reis será a homenageada na Flip 2022, que ocorrerá de 23 a 17 de novembro de 2022 no município de Paraty (RJ), após duas edições online. Ela é considerada a primeira romancista negra do Brasil. Até agora, a programação tem a participação de nomes importantes, como a francesa Annie Ernaux, o chileno Benjamín Labatut, a cubana Teresa Cárdenas, Ana Flávia Magalhães Pinto, Fernanda Miranda, Lilia Schwarcz, Lenora de Barros, Ricardo Aleixo, Patricia Lino, Amara Moira, Ricardo Lísias, Veronica Stigger.

Atividade na Flip de anos anteriores (Crédito da Foto: Walter Craveiro/Flip)

Flip 2

A 20ª Flip é realizada no ano do Bicentenário da Independência, do centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário de Maria Firmina dos Reis e representa o trabalho pela palavra e por um ambiente cultural e educacional mais acolhedor. Para os curadores da festa, falar de Maria Firmina dos Reis é conectar o Brasil consigo mesmo, trazendo histórias e trajetórias diversas e marginalizadas. A informação é da Agência Brasil.

Virada Nerd
A loja de HQs Devir promoverá a Virada Nerd 2022, com formato híbrido, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2022. Segundo o portal PublishNews, o evento é anual e conta com a participação de livrarias especializadas espalhadas pelo Brasil. A proposta é envolver toda a cadeia de produção dos quadrinhos, aproximando editores, distribuidores, lojas e leitores.

Virada Nerd 2
A Devir realizará ao mesmo tempo mais uma edição de seu Dia do Quadrinho Grátis: todos os títulos são ofertados gratuitamente, para incentivar a leitura; e as edições impressas serão distribuídas nas lojas participantes, que estarão listadas no site da Devir, enquanto as edições virtuais poderão ser acessadas pela Amazon.

Campanha
A campanha para publicação do projeto “Pedro Mauro Artbook Collection” termina às 23h59 desta quinta-feira, 15 de setembro, pelo site Catarse (https://www.catarse.me/pmab1). O primeiro volume “Mulheres” apresenta uma grande seleção de trabalhos para o encanto dos fãs colecionadores, ilustradores e apreciadores da Nona Arte. É um livro que compila imagens de desenhos, sketches e estudos que o artista brasileiro Pedro Mauro criou ao longo da última década.

Arte: Pedro Mauro/Reprodução

Artbooks
Artbooks são “livros de artes” que geralmente se apresentam como coleções de imagens artísticas sobre uma obra ou ideia conceitual específica. Os artbooks podem conter storyboards, desenhos de personagens, artes conceituais ou qualquer outro conteúdo que o artista gostaria de mostrar para o público.

Streaming
O documentário “As Faces do Mao” já está disponível no streaming para aluguel ou compra (Claro TV+, Google Play, Prime Video, Vivo Play, Apple TV e YouTube). Com direção de Dellani Lima e Lucas Barbi, é um filme sobre a trajetória e os pensamentos de José Rodrigues Mao Júnior, historiador, professor, sindicalista, compositor e vocalista da banda paulistana Garotos Podres.

Sair da versão mobile