O documentário maringaense “O Silêncio das Rosas” será exibido em Guarapuava, na região central do Paraná, no próximo sábado, dia 23 de julho, dentro da programação especial alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, numa iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres daquele município guarapuavano.
O filme, inteiramente filmado em Maringá, traz 21 entrevistas. Entre os entrevistados, mulheres vítimas de violência – que contam abertamente histórias de dor e sofrimentos -, parentes de vítimas de feminicidio, além de profissionais das áreas jurídica, psicológica, médica, policial, entre outras, que dão embasamento técnico ao assunto.
Os casos de feminicídio de Tatiane Spitzner, de Guarapuava, e de Renata Mugiatti, de Curitiba, são esmiuçados por advogados e familiares. O documentário traz também cenas dramatizadas de situações relatadas pelos entrevistados.
Produção
O documentário é uma realização da Script Doctor Productions e foi escrito e dirigido por Eliton Oliveira A produção é de Carol Morais e Eliton Oliveira. Direção de fotografia, Ricardo Rheingantz. “O feminicídio e a violência contra a mulher precisam ser amplamente discutidos em todas as rodas de conversa e pela mídia. Vivemos uma pandemia de violência contra a mulher”, afirma o diretor Eliton Oliveira, via site do ICI.
Debate
De acordo com o presidente do ICI, George Coelho, é importante reforçar o debate sobre o tema. “Precisamos trazer também à tona assuntos delicados que possam promover mudança de mentalidade e gerar criticidade”, também via site.
Sessão
O documentário “O Silêncio das Rosas” tem sessão às 19h de sábado, dia 23 de julho, na sala de cinema do campus Santa Cruz: rua Padre Salvador Renna, 875, bairro Santa Cruz, em Guarapuava.
Álbum
Realizado pelo Selo Sesc em homenagem ao centenário de Clarice Lispector, celebrado em dezembro de 2020, o álbum “Clarice Clarão”, produzido por Beatriz Azevedo e Moreno Veloso, integra uma série de ações e programas do Sesc São Paulo de valorização da cultura brasileira e divulgação de artistas nacionais.
Álbum 2
No disco, Beatriz e Moreno reúnem música, teatro e poesia para construir uma narrativa em contato com a obra da escritora. A dupla, que assina a produção musical com 11 composições próprias e de outros artistas, celebra o lançamento do álbum, em formato digital, no dia 29 de julho, nas principais plataformas de áudio (link: e gratuitamente no Sesc Digital (https://sesc.digital/colecao/clariceclarao).
HQ
A UB Editora produziu duas HQs estreladas por ídolos do esporte brasileiro: “Zico-50 anos de futebol” e “Oscar e o Pan de 87”. A primeira aborda a carreira de um dos maiores nomes do futebol brasileiro – Zico – contando três momentos: no Brasil, na Itália e no Japão. Já o segundo quadrinho rememora a história do Ouro no Pan de 87, quando a seleção brasileira de basquete fez o que diziam ser “impossível”: ganhar dos norte-americanos, e na casa deles. Informações: www.catarse.me/zicoeoscar
Curtas
Até o dia 15 de agosto, o serviço de streaming Cardume está com inscrições abertas para filmes no formato de curta-metragem, que depois passarão por uma curadoria. Trata-se de uma plataforma que busca difundir e internacionalizar acesso aos filmes brasileiros de até 30 minutos (curtas-metragens). Informações pelo link: https://bit.ly/3IMD824
Música
O projeto “Convite à Música” em Maringá apresenta na quinta-feira, dia 21 de julho, às 20h, “Fim do Rodeio”, espetáculo do cantor de rap TUTU. O espetáculo será no Teatro Barracão Paulo Mantovani (av. Bento Munhoz da Rocha Neto, Praça Professora Nadir Cancian, Zona 7). “O show é a mistura do sotaque pé vermelho com batidas dançantes de ritmos do interior do Brasil, influência trazida pelos seus ancestrais nordestinos que construíram o noroeste paranaense com as próprias mãos”, diz a Sec. de Cultura. Com entrada gratuita (retirada dos ingressos na portaria do teatro), a apresentação tem classificação indicativa: Livre.