Tradicional publicação nacional de terror, que foi criada pelo saudoso Rodolfo Zalla (1931-2016), a revista de quadrinhos “Calafrio” chega ao número 80 com uma edição temática. O volume da editora independente Ink&Blood é dedicado ao horror no Velho Oeste.
Capista do material, Bira Dantas assina a primeira história, “Sangue no Oeste”. Já a dupla Vinicius Feller e Cadu Rosenfeld traz uma prévia de sua experiência cinematográfica de faroeste lovecraftiano em “Inferno Branco”.
“Os selvagens Maicol Cristian e Ronald Cruz apresentam ‘Cerveja, bife e batatas fritas’. Para quem curtiu o conto ‘Cara Pálida’ na Terror Negro 04, a versão quadrinhos dele pelos justiceiros Sidemar de Castro e Ivan Lima é a quarta HQ. E os xerifes Bira Dantas e Eduardo Vetillo adaptaram uma velha canção ‘Cavaleiros do Céu’!”, diz o editor Daniel Saks, em material para imprensa e leitores.
Nas seções, os correspondentes da Mala Direta. Quem é Quem nos Quadrinhos fala do estreante Cadu Rosenfeld.
A matéria da edição não poderia ser outra além da Histórias dos Quadrinhos de Faroeste na América, por Daniel Saks e parceria de Luiz Antônio Sampaio. Já o veterano Luiz Saidenberg relata uma crônica de sua relação com o gênero faroeste.
“E fecha as portas do Saloon a resenha de uma edição western da Grafipar em Capas Clássicas”, observa Saks.
“Calafrio”#80 tem 52 páginas no formato 20x28cm, ao preço de R$ 20. A edição, e todas as demais em estoque da Ink&Blood, podem ser solicitadas através do e-mail revistacalafrio@gmail.com; ou na página Calafrio e Mestres do Terror no Facebook, também na página da Ink&Blood no Instagram, e em breve nas lojas parceiras.
Exposição
A Secretaria de Cultura de Maringá abre, nesta segunda-feira, 3 de julho, a ExpoCAC 2023. Até o final do mês, o Centro de Ação Cultural Márcia Costa irá mostrar o trabalho dos/as alunos/as. A visitação pode ser feita das 8h às 17h30. “O CAC tem uma qualidade inegável: tem equipe e alunos/as maravilhosos/as. É hora de a gente ver o resultado do trabalho”, disse o secretário de Cultura, Victor Simião, via Secom.
TV
Eleita a maior jogadora de basquete de todos os tempos, Hortência abre a semana de entrevistas do “The Noite” nesta segunda-feira, 3 de julho. O programa do SBT é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira. Hoje, a partir de 00h45.
Cândido
A edição de junho do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz uma reportagem especial sobre as traduções da escritora Virginia Woolf no Brasil. Leonardo Fróes, Emanuela Siqueira e Ana Carolina Mesquita destacam a complexidade de verter ao português uma das mais importantes figuras literárias do século XX e fonte de inspiração para mulheres do mundo todo.
Cândido 2
“Ela é muito sofisticada justamente pelas escolhas dos vocábulos que emprega em seus livros; se o tradutor(a) facilitar para o leitor de outra língua, vai deformar a obra e não vai dar uma ideia do que foi concebido originalmente”, aponta Fróes. O material, assinado por Luiz Felipe Cunha, traz ainda uma seleção de livros e produções que ressalta a versatilidade e a contemporaneidade da autora inglesa.
Cândido 3
Outros destaques do Cândido 139: entrevista com Mar Becker (concedida à Samantha Abreu), poemas de Pedro Cassel e Yuliana Oritz (traduzidos por Nina Rizzi), fotografias de Vitor Lopes Leite e textos de Isabella Prati e Michel Neves, dois dos ganhadores do 5° Concurso Literário Luci Collin (UFPR). A arte da capa é de Bruna Alcantara. Leia ou baixe no site www.bpp.pr.gov.br/Candido