O editor Sidney Gusman, o Sidão, utilizou suas redes sociais para divulgar um conjunto de imagens de “Astronauta – Convergência”, do Danilo Beyruth (com cores da Cris Peter). Trata-se da conclusão da saga do personagem iniciada em 2012 com “Magnetar”, dentro do selo Graphic MSP.
A quarta capa do novo lançamento da Panini Comics tem texto da astrofísica Roberta Duarte. E, de bônus, uma imagem inédita de “Silêncio Lunar” (com cores da Mariane Gusmão), que está somente em “Astronauta – Integral – Volume 1”, e vai contar como o herói espacial encontrou sua nave bola.
“O Astronauta maligno de outra realidade está na nossa Terra, prestes a sequestrar Ritinha. Ele só não imagina que o socorro está a caminho, e o confronto é inevitável! Em ‘Convergência’, Danilo Beyruth conclui de forma arrebatadora o primeiro grande arco de histórias do clássico personagem de Mauricio de Sousa no selo Graphic MSP”, diz a sinopse no site da Panini.
“Prepare-se para muita ação, mistério, pancadaria, drama e surpresas. Afinal, os Astronautas estarão todos reunidos, pela primeira vez. E esse encontro não será nada amistoso!”, resume Sidão.
A saga criada por Beyruth em torno do personagem clássico começou em “Magnetar” e se desdobrou ao longo desses últimos dez anos, com as HQs “Singularidade”, “Assimetria”, “Entropia” e “Parallax”. Agora, chega a sua conclusão quando o selo comemora uma década de existência.
Aliás, a coleção teve como ponto de partida justamente a primeira graphic novel estrelada pelo viajante da Brasa, a agência espacial brasileira. Desde o início, a proposta das Graphics MSP é reimaginar os personagens do universo de Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica. Sempre na visão de quadrinistas convidados em edições especiais.
Ao longo de dez anos, já ganharam releituras o Piteco, Cebolinha, Cascão, Mônica, Louco, Penadinho, Franjinha, Bidu, Chico Bento, Tina, Turma da Mata, Denise, Anjinho, entre outros. Inclusive, “Jeremias – Pele” (2018), de Rafael Calça e Jefferson Costa, venceu o Prêmio Jabuti 2019 na categoria Melhor História em Quadrinhos.
Nesse período, Beyruth colecionou prêmios com as aventuras do Astronauta e conquistou milhares de leitores com a maior space opera já produzida nos quadrinhos nacionais. Com versões em capas dura e cartonada, “Astronauta – Convergência” é a 35º álbum do selo Graphic MSP.
Próximo
Fechando o ano, a 36ª Graphic MSP “Mingau: Apego”, da mineira Ana Cardoso, será lançada em dezembro de 2022, durante a CCXP, em São Paulo. “Em uma de suas saidinhas diárias pelo bairro do Limoeiro, Mingau acaba sendo ‘adotado’ por uma menina, que imediatamente o leva para uma nova casa! Agora, a missão é reencontrar a Magali. Apego vai emocionar quem é apaixonado por animais, pois Ana Cardoso esbanja sensibilidade (humana e felina) nesta releitura do personagem de Mauricio de Sousa”, diz o material de divulgação.
2023
Durante também a CCXP, que será realizada de 1º a 4 de dezembro de 2022 em São Paulo, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) apresentará os teasers das Graphics MSP de 2023. É provável que uma das HQs seja protagonizada pela personagem Magali. Em 2022, problemas de saúde levaram ao cancelamento do material que seria feito por Lu Cafaggi.
HQ Mix
O Troféu HQ Mix, o Oscar dos quadrinhos no Brasil, anunciará os vencedores da 34ª edição no próximo dia 23 de novembro. Mas o evento de premiação, em formato virtual, será em 10 de dezembro às 19h, nas redes sociais do Sesc – Centro de Pesquisa e Formação. Em 2022, a tradicional estatueta feita por Wilson Iguti homenageia a personagem Kabelluda, de Pagu, como era conhecida Patrícia Galvão, jornalista, mulher precursora, musa modernista do Movimento Antropofágico, militante política, incentivadora cultural.
HQ Mix 2
O HQ Mix foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o troféu.
Ficção
A editora Noir convida para uma viagem pelos submundos da música, do autoritarismo e da mente em “Mantovânia: rock e delírio no fim do mundo”. Este primeiro livro de ficção de Silvio Essinger – jornalista, repórter e crítico no Segundo Caderno do jornal O Globo – chega ao Catarse com a proposta de transportar o leitor para o início dos anos 2000 e acompanhar a jornada de um músico em decadência que, de repente, é chamado para tocar na desconhecida cidade de Mantovânia. Para apoiar o projeto, clique neste link: https://www.catarse.me/mantovania
Revista
Com foco em contos policiais, suspense e terror, a revista “Mystério Retrô” retorna mais uma vez ao Catarse para sua 12ª edição, desta vez com capa ilustrada por artistas brasileiros. São 148 páginas de muitas histórias para lá de misteriosas. A proposta é gerar mercado aos escritores e profissionais ligados ao mundo da literatura de gênero. Para apoiar o projeto, acesse: https://www.catarse.me/mysterioretro12