Quem viu “Get Back” (2021), documentário de Peter Jackson sobre os Beatles, provavelmente vai se interessar pelo livro “The Beatles: Get Back”, lançamento no Brasil programado pela editora Estética Torta para fins de julho/início de agosto. Produzido e diagramado em acabamento de luxo, capa dura e tamanho “livro de mesa” (“coffe table book”, 25x30cm), o material tem 240 páginas e conta a história da criação do último álbum do famoso quarteto de Liverpool, “Let It Be” (1970), com as palavras da própria banda.
Apresentando diálogos extraídos a partir de mais de 120 horas de sessões de estúdio da banda, com centenas de imagens inéditas, incluindo fotos de Ethan A. Russell e Linda McCartney, “The Beatles: Get Back” inclui também um prefácio escrito por Peter Jackson e uma introdução de Hanif Kureishi. Os textos do livro foram editados por John Harris a partir de conversas originais entre John, Paul, George e Ringo durante as três semanas de gravação.
Esta obra convida a viajar no tempo até janeiro de 1969, o início do último ano dos Beatles como banda. Ao longo de 21 dias, primeiro no Twickenham Film Studios e depois no novíssimo Apple Studios, com câmeras e gravadores documentando o trabalho diário, a banda ensaia um grande número de músicas, novas e antigas, em preparação para o que viria a ser seu último show, no telhado do prédio da Apple Corps, parando o centro de Londres.
Venda
Por enquanto, “The Beatles: Get Back” está em pré-venda no site da Estética Torta (www.esteticatorta.com/), a um valor um pouco salgado: R$ 329,90. Mas a editora brasileira afirma que fez todos os esforços para que tal obra em português tenha um preço menor do que a versão internacional revendida no Brasil.
Choro
Para quem mora ou pretende visitar os distritos de Maringá, a pedida é música. No próximo dia 12 de julho, às 14h, o CEU das Artes de Iguatemi terá a apresentação da “Roda de Choro Itinerante”, produzido com verba de Incentivo à Cultura, Lei Municipal de Maringá no. 11200/2020 Prêmio Aniceto Matti, para todos os públicos.
Livro
No dia 9 de julho, próximo sábado, tem lançamento de livro em Maringá, no auditório Hélio Moreira, às 14h. Trata-se de “Aos olhos dela”, do psicólogo e escritor Pedro Lucas Moro. É uma obra que convida o leitor jovem e adulto a enxergar, na própria vivência cotidiana, as cores e ensinamentos que a criança muito bem vê. Segundo a Sec. de Cultura, via redes sociais, o livro é parte do projeto premiado pelo Prêmio Aniceto Matti e será distribuído gratuitamente no dia do lançamento.
Biblioteca
Em Maringá, a Biblioteca Pública Municipal do Jardim Alvorada está em novo local. “Devido à reforma do prédio da Biblioteca, ela foi transferida, provisoriamente, e a partir de agora já está aberta para atendimento ao público”, diz a Sec. de Cultura em suas redes sociais. O endereço é av. Sophia Rasgulaeff, 1.370, esquina com rua Venezuela. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: biblioteca_alvorada@maringa.pr.gov.br
Cinema
Como já é tradição, sábado em Maringá é dia do projeto “Convite ao Cinema”, sob a curadoria e coordenação de Paulo Campagnolo. Neste dia 9 de julho, às 20h, rola a exibição de cópia legendada do filme “Violent” (Canadá/Noruega/2014 – 102 min), do diretor Andrew Huculiak. Será no auditório Hélio Moreira, que tem capacidade para 150 pessoas, com entrada gratuita. Atenção: não será possível entrar após o início da sessão.
Cinema 2
O filme segue Dagny (Dagny Backer Johnsen), uma jovem norueguesa que deseja escapar da vida de uma cidade pequena e se mudar para a cidade grande. A mãe de Dagny consegue que ela trabalhe para um amigo da família que mora na cidade. Dagny relembra suas memórias mais recentes das cinco pessoas que mais a amavam, enquanto experimentava um evento catastrófico. Classificação indicativa: 16 anos.