Após um hiato de cerca de dois anos, a editora Tinta-da-China Brasil volta a lançar e reimprimir livros, agora sob administração da Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro, da língua portuguesa, da literatura e do pensamento científico no país.
Editora independente criada em Portugal em 2005, em 2012 a Tinta-da-China ganhou uma irmã brasileira, com sede no Rio de Janeiro. Dez anos e quase cinquenta títulos depois, a editora brasileira foi doada por sua fundadora, Bárbara Bulhosa, à Associação Quatro Cinco Um. A editora se soma aos outros projetos realizados pela instituição: o festival de editoras A Feira do Livro, que teve a sua primeira edição em junho, no Pacaembu, em São Paulo, e a revista de crítica de livros Quatro Cinco Um, publicada desde 2017.
Além de trazer para o Brasil o melhor do catálogo da Tinta-da-China portuguesa, a casa brasileira também vai criar e lançar novos livros, de autores de todas as origens, mantendo o padrão editorial e gráfico que pôs a editora de Bulhosa entre as mais importantes de Portugal.
Teaser
A comédia romântica “Fazendo meu filme”, baseada no best-seller de Paula Pimenta e estrelada por Bela Fernandes, acaba de ganhar o seu teaser trailer. O filme conta a história de Fani, uma adolescente que adora as amigas, estuda para passar nas provas da escola, vive apaixonada e é louca por cinema. Durante o ano letivo, sua mãe (Samara Felippo) insiste que ela participe de uma seleção para fazer intercâmbio no exterior. E quando Fani passa em primeiro lugar, tem de lidar com seus sentimentos e conflitos internos ao se descobrir apaixonada por alguém inesperado. Link: https://bit.ly/3dL1vBX
Filme
Com roteiro de Pedro Antônio, Paula Pimenta e Bruna Horta, “Fazendo meu filme” é dirigido por Pedro Antônio (“220 Volts”, “Tô Ryca” 1 e 2, e “Os Salafrários”). Com produção e supervisão artística de Rodrigo Montenegro e Mara Lobão, produzido por Gabriel Gurman, Ricardo Costianovsky e Tomás Darcyl e com produção executiva de Deborah Nikaido e Vanessa Jardim, o filme é uma produção da Panorâmica, em coprodução com a Galeria Distribuidora e o Grupo Telefilms.
Clipe
Com recém trabalho lançando no último mês – um EP com seis faixas – a banda Homem de Pedra segue na produtividade. O grupo lançou nesta sexta-feira, 19 de agosto, o clipe da música de trabalho intitulada “Simplesmente Ser”. O trabalho foi gravado em Brasília, dirigido por Wesley Zaremaré e motion por Ivan Pereira. “Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado final e a expectativa é enorme para mostrar ao mundo esse trabalho”, explica o músico André Homem de Pedra, via assessoria. Link:
Banda
O Homem de Pedra surgiu em 1999 com a ideia de agregar misturas e outras influências ao Reggae – principal referência musical da banda. Com o crescimento natural, veio o reconhecimento e hoje o grupo é um dos grandes ícones musicais de Brasília, cidade natal do compositor André Homem de Pedra.
Prêmio
A segunda edição do Prêmio Reflexo Literário está com inscrições abertas até 10 de outubro. A premiação é uma iniciativa independente de jovens escritores da Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o intuito de promover a literatura nacional e outras artes. Podem se inscrever autores, editoras, profissionais da área editorial, influenciadores e jornalistas. Para ler o edital e conferir as regras da premiação, basta acessar o Instagram do Prêmio Reflexo Literário (@premioreflexoliterario).
Selo
O Grupo Editorial Alta Books programou para novembro o lançamento de um novo selo, o Alta Geek. Será a primeira iniciativa da casa em HQ. Segundo o portal PublishNews, a ideia é trazer para o mercado brasileiro material inédito de grandes nomes mundialmente conhecidos nos quadrinhos, além de apostar em novos talentos que estão surgindo.
Selo 2
O selo vai diversificar os lançamentos em gêneros como ação, terror, western, ficção científica, fantasia e crime. Entre as aquisições já feitas para o catálogo estão autores icônicos para os fãs de gibis, como Garth Ennis [foto], Brian Azzarello e Jack Kirby.
Grupo
O Grupo Editorial Alta Books está há mais de 20 anos no mercado, com mais de 3 mil títulos publicados e lançamentos de 600 autores nacionais, em diversas áreas. Atualmente distribui seus livros em seis selos: Alta Books, Alta Novel, Alta Cult, Alta Life, Alaúde e Tordesilhas, estes dois últimos anexados ao grupo no começo deste ano.