Especial ‘Zé Carioca conta a história do Brasil’ será lançado em 28 de março

Nas histórias, figuras e fatos históricos se misturam aos mais famosos personagens Disney, tecendo uma trama que revela curiosidades sobre o descobrimento, a colonização e a independência do Brasil

Ze

Crédito: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Já imaginou a História do Brasil sob o olhar do Zé Carioca, famoso papagaio da Disney? É esta a proposta de “Zé Carioca conta a História do Brasil”, lançamento em quadrinhos da editora Culturama. O personagem conta aos seus sobrinhos cinco passagens da história de nosso país, com textos/roteiros do escritor e jornalista Eduardo Bueno, junto de artistas brasileiros.

O livro em capa dura e formato 21×28 cm conta com 112 páginas. Nas histórias, figuras e fatos históricos se misturam aos mais famosos personagens Disney, tecendo uma trama que revela curiosidades sobre o descobrimento, a colonização e a independência do Brasil. Além de Zé Carioca, o especial conta com a presença de Mickey, Pateta, Donald, Peninha, Gastão, entre outros.

A publicação, que chega ao mercado pela editora Culturama neste mês de março, já está disponível em pré-venda na Amazon. Após cada episódio, Eduardo Bueno traz um texto no qual contextualiza os acontecimentos reais daquele período histórico. “Zé Carioca conta a história do Brasil” traz um novo olhar sobre eventos notáveis e curiosos que marcaram o passado do país.

Para que as cenas históricas fossem demonstradas de forma verossímil nos quadrinhos, os ilustradores usaram diversas referências de fotos atuais e acervos históricos. Um exemplo é a história que retrata a Independência do Brasil. Nela, acompanhamos a passagem da comitiva de Dom Pedro pela Serra do Mar, e também sua parada em Santos para comer um pão de cará. A referência utilizada foi uma ilustração da Serra do Mar, feita em 1826 por Oscar Pereira da Silva.

Além do escritor e jornalista Eduardo Bueno, a publicação foi criada conjuntamente com outros artistas brasileiros. Foram responsáveis pelos roteiros: Paulo Maffia, Lederly Mendonça e Gerson Luiz Borlotti Teixeira. Os desenhos ficaram a cargo de Moacir Rodrigues Soares, Irineu Soares Rodrigues, Roberto Fukue, Átila de Carvalho e Marco A. Cortez. A arte-final foi feita por Verci de Mello, as letras por Lilian Mitsunaga e a cor por Fernando Ventura e Toni Caputo. A colorização da capa ficou a cargo de Cris de Alencar.

Crédito: Divulgação

Eduardo Bueno
Eduardo Bueno é escritor, jornalista, editor e tradutor. Seus livros sobre história do Brasil venderam mais de um milhão de exemplares e abriram novas perspectivas para a divulgação da nossa história para um público mais amplo. Atualmente comanda o canal Buenas Ideias no YouTube, com mais de um milhão de inscritos e mais de cem milhões de views ao todo. Eduardo já escreveu 33 livros sobre a história do Brasil.

Selo
Sob coordenação da editora Mell Brites, a Todavia vai lançar, no segundo semestre deste ano, um selo editorial dedicado à publicação de livros infantis. A informação é da coluna da Mônica Bergamo, no jornal Folha de S.Paulo. Fundada em 2017, essa casa editorial tem se destacado no mercado livreiro pelas publicações singulares.

Com Assessoria

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile