Espetáculo de dança ‘Extrair’ abre semana do Convite às Artes hoje (5), em Maringá

Tem teatro, música, artes visuais, cinema... prato cheio para quem tem fome de diversão e arte, de 5 a 8 de julho. Tudo de graça, em Maringá

358357485 650649860423823 128622444033027066 n Copia

Detalhe do cartaz de divulgação (Crédito: Reprodução/Semuc)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

De 5 a 8 de julho, a população de Maringá e região poderá aproveitar cinco atrações artístico-culturais dentro do projeto unificado “Convite às Artes”, da Secretaria de Cultura (Semuc) da Prefeitura. Tem teatro, música, artes visuais, cinema… prato cheio para quem tem fome de diversão e arte. Tudo de graça.

O primeiro espetáculo é “Extrair”, do Aéreo estúdio dança. Será nesta quarta-feira, 5, às 20h, no Teatro Reviver Magó (Praça Todos os Santos, s/n, na Zona 02). Classificação indicativa: Livre.

“Extrair, tirar (algo) de dentro de… dentro de si. Cada trabalho coreográfico deste espetáculo foi extraído do mais íntimo de cada aerialista, pole dancer…artista em sua essência. Buscando levar ao público uma experiência única de êxtase e emoção a partir das acrobacias aéreas e dança, propondo coreografias que demonstram um misto de força e leveza ao mesmo tempo”, diz o material de divulgação.

No dia seguinte, quinta-feira, 6, música com o artista Irakytan e sua apresentação intitulada “Recantar Show”. Às 20h, no Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Professora Nadir Cancian, s/n). Classificação indicativa: Livre.

Neste show o multiartista apresenta canções da MPB com certo espectro combativo e crítico, reforçando a busca por liberdade e pela plena vivência das identidades LGBTQIAPN+. Também haverá uma sequência com músicas autorais.

Na sexta, 7, abertura da mostra “Faces”, de Frank Paris. Será na sala de exposições do Teatro Callil Haddad. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Classificação indicativa: Livre.

No mesmo dia, teatro: “Que festa é essa, criatura?”, de Renata Tsukuda Ichisato. No Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Professora Nadir Cancian, s/n), às 20h. Classificação indicativa: Livre.

E, fechando a programação da semana, cinema no sábado, 8, às 20h. Sessão de “O grito”, de Michelangelo Antonioni. Local: auditório Hélio Moreira (av. XV de Novembro, anexo à Prefeitura de Maringá). Classificação indicativa: 16 anos.

Cartaz de divulgação do espetáculo de dança (Crédito: Reprodução/Semuc)

Aniversário
Nesta terça-feira, 4, o Teatro Barracão Paulo Mantovani completou 34 anos de história. Inaugurado em 4 de julho de 1989, o espaço cultural é o primeiro teatro municipal da cidade de Maringá. “Com capacidade para 215 pessoas, possui um estilo rústico e uma beleza que encanta ao público. Já foi palco para grandes atores como, Gianfrancesco Guarnieri e Paulo Autran”, diz a Semuc, via redes sociais. Atualmente, recebe todas quintas-feiras e sextas-feiras, o programa “Convite às artes” com apresentações musicais e peças teatrais, sempre às 20 horas e com entrada franca.

Crédito: Semuc

Seleção
A editora ABC Projetos e a Biblioteca Bicho do Paraná estão selecionando textos inéditos para serem transformados em e-books ilustrados, revelando o talento dos autores paranaenses que escrevem literatura infantojuvenil. As inscrições gratuitas desse concurso literário vão até o dia 15/08. Confira o edital: https://bibliotecabichodoparana.com.br/

Seleção 2
O Edital tem como principal objetivo selecionar de 14 a 20 textos literários inéditos de autores paranaenses, sendo iniciantes ou profissionais, para edição de e-books dirigidos ao público infantojuvenil, que serão disponibilizados gratuitamente via site da Biblioteca Virtual Bicho do Paraná, em processo de construção.

Seleção 3
Podem participar da seleção autores nascidos no Paraná ou aqueles que residam no estado, a ser comprovado via declaração; escritores iniciantes ou profissionais; e maiores de 18 anos. A temática do texto é livre, e o texto poderá ser no formato de prosa ou poesia. Para mais detalhes, recomenda-se a leitura integral do edital.

Biblioteca
A Biblioteca Bicho do Paraná vai reunir obras, mostrar quem são seus escritores, provocar diálogos literários, promover oficinas de produção de textos, realizar contações de história e muito mais.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile