Estudante de Maringá é finalista do Concurso de Desenhos da Fundação Japão

Segundo informações de assessoria, foram 1.144 inscritos, provenientes de 44 escolas públicas e privadas dos estados do Amazonas, Paraná, Rio Grande de Sul, São Paulo e Distrito Federal

Trabalhos ilustrarão o calendário oficial de 2023 da Fundação Japão (Crédito: Reprodução)

O tradicional concurso de desenho da Fundação Japão trouxe, em 2022, o tema “O Japão que eu quero aqui”, propondo aos participantes desenharem algum aspecto ou algo do Japão que desejassem ter em sua casa ou cidade.

Segundo informações de assessoria, foram 1.144 inscritos, provenientes de 44 escolas públicas e privadas dos estados do Amazonas, Paraná, Rio Grande de Sul, São Paulo e Distrito Federal que enviaram os seus desenhos elaborados por meio de pesquisa sobre o Japão na internet, em livros, filmes ou vídeos.

Entre os trabalhos finalistas, destaque para Eloah de Oliveira Barison, 10 anos, do Colégio São Francisco Xavier, em Maringá, que participou com o trabalho “Expresso do Futuro”.

Detalhe do calendário com desenho de Eloah (Crédito: Reprodução)

Essa instituição de ensino também teve seis alunos em Menção Honrosa 2022 – Categoria 8 a 9 anos: André Koiti Yamamoto, 9 anos, Arthur Guilherme Lopes, 8 anos, Bernardo Oliveira Tomazeli Silva 9 anos, Lorenzo Falcão Toledo da Silva, 9 anos, Mikaella Bidas Costa Martins, 8 anos, e Nicolas de Carlos Basque Cardoso, 8 anos.

Já na Menção Honrosa 2022 – Categoria 6 a 7 anos, mais dois alunos do colégio maringaense: Francisco Contessotto Castro, 7 anos, e Maria Valentina Juliati Trevisan, 7 anos.

Em Menção Honrosa 2022 – Categoria 10 a 11 anos, os desenhos de Miguel de Mello Corrêa, 10 anos, Miguel Rafael de Mira Sola, 10 anos, Laura Beatriz Mardegan, 11 anos, e Laura Zampieri Rodrigues, 11 anos, todos do São Francisco Xavier.

Desenho feito por Francisco Contessotto Castro (Crédito: Reprodução)

Paraná
Havia mais três provenientes de escolas do estado do Paraná: Sophia Valencio de Araujo (“Sonhando com kotatsu”) e Julia Tiemi Hamano (“Randoseru”), ambas estudantes da Escola Megumi, em Londrina.

O concurso, criado há 23 anos, é realizado entre alunos que estudam japonês em escolas de ensino fundamental e médio.

Calendário
Além dos três trabalhos do Paraná, outros nove desenhos, totalizando 12 trabalhos, ilustrarão o calendário oficial de 2023 da Fundação Japão. Foram também selecionados 108 desenhos para receber prêmio de menção honrosa poderão ser conhecidos no site da Fundação Japão (www.fjsp.org.br).

Os desenhos selecionados ilustrarão calendários virtuais, que poderão ser baixados livremente on-line e customizados a partir dos trabalhos finalistas e entre aqueles que receberam menção honrosa.

Vencedora
A aluna vencedora foi Sophia Amorim Ribeiro Marques, de 9 anos, que estuda no Centro Educacional Nipo-Brasileiro Suzano (Cenibras), no município de Suzano, na grande São Paulo. Ao lado de seu trabalho, outros 11 finalistas ilustrarão o calendário de 2023 da Fundação Japão. Participando pela segunda vez do Concurso da Fundação Japão, Sophia não é descendente de japoneses.

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