O “Convite às Artes Visuais” está de volta ao circuito artístico-cultural de Maringá na temporada 2023. Nesta quarta-feira, 7 de junho, às 11h, inicia a mostra “Paraíso – A Vida Além das Maçãs” na sala de exposição Helenton Borba Cortes, que fica no Teatro Calil Haddad.
Segundo informações, a exposição apresenta cartuns do artista Kleverson Mariano, tendo como foco trabalhos publicados no livro já impresso “A Vida Além das Maçãs”, que conta em forma gráfica, situações leves, bem-humoradas e com teor de romance o cotidiano de Adão, Eva e Deus no Paraíso.
A entrada é gratuita e o público pode conferir a atração até 30 de junho, de segunda-feira a domingo, das 8h às 11h e das 12h às 17h30. Classificação indicativa: Livre.
Ficha
– Expografia: Marcelo Goto
– Texto da exposição: Gilberto Valadares.
– Workshop sobre Processo Criativo: 9h às 10h, GRATUITO

Capacitação
A Secretaria de Cultura de Maringá, por meio de uma parceria com a Secretaria de Juventude e Cidadania, realizou uma capacitação nessa segunda-feira, 5 de junho. Foi no auditório Joubert de Carvalho, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC). O objetivo foi preparar os interessados em participar do edital da “Semana Hip-Hop 2023”.
Capacitação 2
A ação foi gratuita e contou com 30 participantes. Por parte da Cultura, participaram o gerente administrativo-financeiro Bruno Reis e o superintendente Francisco Pinheiro. Foi uma noite de trocas e aprendizados.
Dança
O “Convite à Dança” tem atração programada para esta quarta-feira, 7 de junho, às 20h, no Teatro Reviver Magó (Praça Todos os Santos, Zona 2), em Maringá. Com entrada gratuita, a Associação Passantes e Pensantes apresenta um espetáculo que busca uma maneira de retratar de forma positiva a história vencedora e difícil da imigração italiana ao Brasil, a qual completa mais de 140 anos. Classificação indicativa: Livre.
Biografia
No próximo dia 26 de junho, a editora Veneta fará o lançamento de “O Filho do Norte: Gonçalves Dias, o poeta do Brasil” (96 páginas). Filho ilegítimo e mestiço, Antônio Gonçalves Dias conseguiu superar os obstáculos de uma sociedade rural e escravista para se tornar o maior poeta do Brasil. Muitos conhecem sua obra, poucos conhecem seu autor. Em “O Filho do Norte”, sua vida e seus amores são retratados pelo conhecido quadrinista e historiador André Toral, autor de “Holandeses” (Veneta, 2017), indicado ao Prêmio Jabuti em 2018. Esta HQ conta a trajetória de dois irmãos judeus que se mudam para o Brasil na época da invasão holandesa, no século XVII.

Toral
Toral é antropólogo, historiador, artista plástico e quadrinista. Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História pela USP, atualmente é professor de Estética e Análise da Imagem na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo. É autor de diversos livros acadêmicos nas áreas da história, das artes e da antropologia.
Toral 2
Sua estreia nos quadrinhos aconteceu na revista Animal, nos anos de 1980. Publicou também nas revistas Chiclete com Banana e General. Seu primeiro álbum foi “O Negócio do Sertão”, publicado em 1992 pela editora Dealer. O livro lhe rendeu o primeiro dos três HQ Mix que recebeu. Toral é autor também dos livros “Adeus, Chamigo Brasileiro – Uma História da Guerra do Paraguai” (Companhia das Letras, 1999) e “Os Brasileiros” (Conrad, 2009).
Cândido
Livros sobre outros livros ou que abordam a atividade da escrita são o assunto de capa da edição 138 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. O especial do mês, assinado pelo repórter Hiago Rizzi, mostra histórias de autores e pesquisadores que trabalham com a escrita sob diferentes perspectivas e abordagens. O material ainda traz uma seleção de obras publicadas nos últimos anos que ocupam diferentes gêneros literários a partir deste mesmo tema.

Cândido 2
Outros destaques do Cândido 138: entrevista com Marília Garcia (concedida a Luiz Felipe Cunha), poemas de Daniele Rosa e Adonis (traduzidos por Michel Sleiman), fotografias do projeto Vox Urbe por Enzo Giordani e textos de Basílio Baran e Kalil Sayão Perusso, dois dos ganhadores do 5° Concurso Literário Luci Collin. A arte de capa é de Livia Deboni. Com acesso gratuito, o Cândido pode ser lido ou baixado neste endereço: https://www.bpp.pr.gov.br/Candido