Exposição ‘Paraíso – A Vida Além das Maçãs’ abre em Maringá, nesta quarta (7)

Mostra no Teatro Calil Haddad reúne cartuns do artista Kleverson Mariano, tendo como foco trabalhos publicados no livro já impresso "A Vida Além das Maçãs"

Expo Copia

Arte: Reprodução

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O “Convite às Artes Visuais” está de volta ao circuito artístico-cultural de Maringá na temporada 2023. Nesta quarta-feira, 7 de junho, às 11h, inicia a mostra “Paraíso – A Vida Além das Maçãs” na sala de exposição Helenton Borba Cortes, que fica no Teatro Calil Haddad.

Segundo informações, a exposição apresenta cartuns do artista Kleverson Mariano, tendo como foco trabalhos publicados no livro já impresso “A Vida Além das Maçãs”, que conta em forma gráfica, situações leves, bem-humoradas e com teor de romance o cotidiano de Adão, Eva e Deus no Paraíso.

A entrada é gratuita e o público pode conferir a atração até 30 de junho, de segunda-feira a domingo, das 8h às 11h e das 12h às 17h30. Classificação indicativa: Livre.

Ficha
– Expografia: Marcelo Goto
– Texto da exposição: Gilberto Valadares.
– Workshop sobre Processo Criativo: 9h às 10h, GRATUITO

Arte: Reprodução

Capacitação
A Secretaria de Cultura de Maringá, por meio de uma parceria com a Secretaria de Juventude e Cidadania, realizou uma capacitação nessa segunda-feira, 5 de junho. Foi no auditório Joubert de Carvalho, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC). O objetivo foi preparar os interessados em participar do edital da “Semana Hip-Hop 2023”.

Capacitação 2
A ação foi gratuita e contou com 30 participantes. Por parte da Cultura, participaram o gerente administrativo-financeiro Bruno Reis e o superintendente Francisco Pinheiro. Foi uma noite de trocas e aprendizados.

Dança
O “Convite à Dança” tem atração programada para esta quarta-feira, 7 de junho, às 20h, no Teatro Reviver Magó (Praça Todos os Santos, Zona 2), em Maringá. Com entrada gratuita, a Associação Passantes e Pensantes apresenta um espetáculo que busca uma maneira de retratar de forma positiva a história vencedora e difícil da imigração italiana ao Brasil, a qual completa mais de 140 anos. Classificação indicativa: Livre.

Biografia
No próximo dia 26 de junho, a editora Veneta fará o lançamento de “O Filho do Norte: Gonçalves Dias, o poeta do Brasil” (96 páginas). Filho ilegítimo e mestiço, Antônio Gonçalves Dias conseguiu superar os obstáculos de uma sociedade rural e escravista para se tornar o maior poeta do Brasil. Muitos conhecem sua obra, poucos conhecem seu autor. Em “O Filho do Norte”, sua vida e seus amores são retratados pelo conhecido quadrinista e historiador André Toral, autor de “Holandeses” (Veneta, 2017), indicado ao Prêmio Jabuti em 2018. Esta HQ conta a trajetória de dois irmãos judeus que se mudam para o Brasil na época da invasão holandesa, no século XVII.

Arte: Reprodução

Toral
Toral é antropólogo, historiador, artista plástico e quadrinista. Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História pela USP, atualmente é professor de Estética e Análise da Imagem na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo. É autor de diversos livros acadêmicos nas áreas da história, das artes e da antropologia.

Toral 2
Sua estreia nos quadrinhos aconteceu na revista Animal, nos anos de 1980. Publicou também nas revistas Chiclete com Banana e General. Seu primeiro álbum foi “O Negócio do Sertão”, publicado em 1992 pela editora Dealer. O livro lhe rendeu o primeiro dos três HQ Mix que recebeu. Toral é autor também dos livros “Adeus, Chamigo Brasileiro – Uma História da Guerra do Paraguai” (Companhia das Letras, 1999) e “Os Brasileiros” (Conrad, 2009).

Cândido
Livros sobre outros livros ou que abordam a atividade da escrita são o assunto de capa da edição 138 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. O especial do mês, assinado pelo repórter Hiago Rizzi, mostra histórias de autores e pesquisadores que trabalham com a escrita sob diferentes perspectivas e abordagens. O material ainda traz uma seleção de obras publicadas nos últimos anos que ocupam diferentes gêneros literários a partir deste mesmo tema.

Crédito: BPP

Cândido 2
Outros destaques do Cândido 138: entrevista com Marília Garcia (concedida a Luiz Felipe Cunha), poemas de Daniele Rosa e Adonis (traduzidos por Michel Sleiman), fotografias do projeto Vox Urbe por Enzo Giordani e textos de Basílio Baran e Kalil Sayão Perusso, dois dos ganhadores do 5° Concurso Literário Luci Collin. A arte de capa é de Livia Deboni. Com acesso gratuito, o Cândido pode ser lido ou baixado neste endereço: https://www.bpp.pr.gov.br/Candido

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile