Filme maringaense fatura Grão de Ouro em categoria no Festival de Cinema de Vassouras

Maringaense “O armário mágico”, que tem direção de Érico Alessandro e produção de Eliton Oliveira (roteiro e produtor executivo), faturou a premiação na categoria Longa-Metragem Ficção - Melhor Ator Coadjuvante, com o ator Rafael Pereira

O armario magico 01

Cena de "O armário mágico" (Crédito: Reprodução)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Produzido em Maringá com recursos do Prêmio Aniceto Matti Audiovisual (2019), o longa-metragem “O armário mágico” (2022) faturou o troféu Grão de Ouro no Festival de Cinema de Vassouras, realizado no Vale do Café – Edição 2023, Estado do Rio de Janeiro.

O filme maringaense, que tem direção de Érico Alessandro e produção de Eliton Oliveira (roteiro e produtor executivo), faturou a premiação na categoria Longa-Metragem Ficção – Melhor Ator Coadjuvante, com o ator Rafael Pereira.

“O armário mágico” conta a história de dois amigos improváveis: um velho e solitário imigrante polaco, Zygmunt, e um menino judeu chamado Milo. Desde que foi deixado para trás por seus pais, o menino está sob a guarda de Zygmunt, escondido no sótão de uma velha casa em um pequeno vilarejo no sul do Brasil, esperando pacientemente a volta deles.

Lá fora, dias sombrios assolam o mundo durante a Segunda Guerra Mundial e os moradores alemães decidem colocar em prática um hediondo plano de expulsar violentamente todos os judeus do local. Mas será que eles serão capazes de descobrir o esconderijo de Milo?

O longa será distribuído pela A2 Filmes e Ruschel Studios.

Ficha técnica
Produção: Script Doctor Productions & Studio Lance & Diamante Filmes
DIREÇÃO: Érico Alessandro
ROTEIRO: Eliton Oliveira
PRODUTOR EXECUTIVO: Eliton Oliveira
ELENCO: Gabi Spaciari, Renato Novaes, André Hendges, Iuri Saraiva, Cris Carniato, André Anelli, Charles Paraventi, Ulisses Larochinski, Sérgio Abreu, Rafael Pereira, Lucca Arusa, Andressa Phamela
PAÍS/ANO DE PRODUÇÃO: Brasil, 2021/2022, 106 min
LANÇAMENTO: 2023
GÊNERO: Drama, Aventura

Semana Literária
Livrarias e distribuidoras de livros de todo o Brasil podem se inscrever para a seleção que o Sesc PR abriu para a 42ª Semana Literária & Feira do Livro, que ocorre em Curitiba de 4 a 8 de outubro. As empresas interessadas em participar da Feira podem se inscrever no site do Sesc PR até o dia 24 de julho. O Edital de Seleção de Livrarias e Distribuidoras de Livros selecionará até 26 expositores sediados em território nacional.

Semana Literária 2
Além de Curitiba, o evento será realizado, concomitantemente, em outras 26 cidades do Paraná. No interior do estado, de acordo com o Edital, apenas empresas sediadas em território paranaense podem participar da seleção. Nesta edição, outra novidade é que as empresas poderão se inscrever para expor em mais de uma cidade durante o evento. Confira os Editais para o evento no interior e para a capital:

Edital Cidades do Interior: www.sescpr.com.br/edital/livrariasinterior/
Edital Curitiba: www.sescpr.com.br/edital/livrarias-curitiba/

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail eventos.culturais@sescpr.com.br. A divulgação do resultado está prevista para ocorrer a partir de 10 de agosto.

Crédito: Divulgação/Sesc

Documentário
A Assembleia Legislativa do Paraná foi roqueira nesta segunda-feira, 26 de junho. Tudo porque o heavy metal de Curitiba ganhou destaque no Grande Expediente. Os idealizadores do documentário “Curitiba in Peso”, que conta a história do ritmo na capital paranaense, falaram sobre o filme que resgata bandas e personagens importantes do metal curitibano. A proposição é do deputado Requião Filho (PT), que recebeu uma cópia do filme recentemente das mãos do empresário Newton ‘Juninho’ Júnior e do músico, compositor e escritor Ottavio Lourenço. Os autores da película, lançada em abril deste ano, foram agraciados com um diploma de menção honrosa confeccionado pela Assembleia.

Documentário 2
“Curitiba in Peso” conta com a participação de integrantes de bandas, produtores, fãs, movimentadores culturais e jornalistas. O filme, com mais de três horas de duração, reúne dezenas de personagens da cena musical e narra histórias dos primórdios do estilo nos anos 1980. A película também registra as décadas seguintes e traça um amplo panorama do metal na capital paranaense.

Documentário 3
Os idealizadores da obra dizem que o documentário mostra a caminhada de algumas das vozes mais relevantes na construção da cena, tornando-se um documento histórico para a cultura paranaense. Ottavio Lourenço agradeceu o espaço destinado pela Assembleia para o metal, destacando a cultura do Estado. “A cultura do Paraná é uma mostra de pluralidade, formado por pessoas que colaboraram para identidade do nosso povo. O Paraná é um estado múltiplo. O heavy metal tem essa característica, de pessoas que se conectaram com esta paixão. Com este documento fazemos um recorte dessa cultura tão plural”, comentou.

Crédito: Valdir Amaral/Alep

Data
Em 2019, a Assembleia Legislativa aprovou uma proposta, de autoria do deputado Douglas Fabrício (CDN), que estabeleceu a data de 8 de junho como o Dia Estadual do Heavy Metal. A data foi escolhida para homenagear o cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro André Matos, que faleceu no dia 08 de junho de 2019. Ele formou bandas como Viper, Angra e Shaman, obtendo grande sucesso no exterior. A proposta foi apresentada para reconhecer no Estado do Paraná um músico brasileiro que teve carreira artística de destaque no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados.

Festival
O filme “Terruá Pará”, de Jorane Castro, é o grande vencedor do 15º In-Edit Brasil- Festival Internacional do Documentário Musical e será exibido na edição do In-Edit Barcelona em 2023, com a presença da diretora. O filme nos conduz a um profundo mergulho na diversidade da música amazônica, proporcionando momentos de encantamento e emoção, a partir de depoimentos de personagens fundamentais, como Dona Onete, Manoel Cordeiro, Pio Lobato, entre outros. A Menção Especial foi para o longa “Peixe Abissal”, de Rafael Saar.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile