Fim de semana é de Virada Cultural em Maringá; Gal Costa e Sepultura são as principais atrações

Gal e Sepultura

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Tal como em São Paulo, Maringá tem a sua Virada Cultural. E, claro, não é de hoje. Aliás, é uma das poucas cidades do Paraná que mantém esse tipo de evento, com programação extensiva e acesso gratuito. Após dois anos sem apresentações presenciais, o evento é retomado na Cidade Canção neste ano com grandes shows abertos à população.

 

Para a edição de 2022, as principais atrações são a MPB de Gal Costa e o metal pesado do Sepultura. Toda a programação é concentrada na Praça Salgado Filho (Praça do Antigo Aeroporto), neste sábado, dia 30 de julho, e domingo, 31, com entrada gratuita.

 

O show da cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira (MPB), começa às 21h de sábado, encerrando o primeiro dia. Intérprete de grandes sucessos como “Vaca Profana”, “Azul”, “Baby”, “Chuva de Prata” e muitos outros, Gal Costa traz para a Virada Cultural de Maringá a nova turnê “As Várias Pontas de Uma Estrela”. O espetáculo comemora os 56 anos de carreira da cantora com diversos hits já gravados e clássicos compostos por nomes como Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Tom Jobim.

 

Mas antes da apresentação final, a programação da Virada tem início às 16h, com as seguintes atrações: DJ Nattus, Urban Style Crew, Baque Mulher, Rubia Divino. E, após o show de Gal, cinema a céu aberto com a exibição de “Bohemian Rhapsody” (a cinebiografia de Freddie Mercury, líder do Queen), às 22h30.

 

*****Crédito da Foto: Julia Rodrigues/Divulgação/Montagem

 

Domingo

Domingo, 31 de julho, é dia de muito metal na Virada Cultural de Maringá. A banda mineira Sepultura, que tem reconhecimento internacional, se apresentará a partir de 21h, encerrando o evento. O grupo é conhecido por canções como “Roots Bloody Roots”, “Territory”, “Refuse/Resist”, “Arise”, “Orgasmatron” e “Ratamahatta”. Fundado em 1984, o Sepultura já vendeu mais de 50 milhões de discos, chegando a ganhar diversos prêmios musicais. “Mais uma vez inovamos e trazemos uma grande novidade para a história artística da cidade. Fechamos a Virada Cultural com um grande show”, disse o secretário de Cultura, Victor Simião, ao site da Prefeitura de Maringá.

 

Domingo 2

A agenda da Virada Cultural começa às 14h30 de domingo: DJ Ruba, Cia. Circo Teatro Expressão de Amor, Pé de Laranjeira, Comsequência, Panndora. Para mais informações acesse o perfil da Secretaria de Cultura (@secretariadeculturamaringa/) e o da Prefeitura (@prefeiturademaringa/) no Instagram.

 

Piano

A Sala Joubert de Carvalho do Centro de Ação Cultural (CAC), em Maringá, será palco para um concerto de piano a partir de 20h, nesta sexta-feira, dia 29 de julho. Hercules Gomes, vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo e do I Prêmio MIMO Instrumental, irá encantar a Cidade Canção com um repertório pianístico 100% brasileiro, que vai de Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Pixinguinha a composições próprias do pianista. Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hercules Gomes se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita presentes em seu estilo e é referência no repertório do piano brasileiro. A entrada é franca, mas é preciso chegar ao local com no mínimo meia hora de antecedência para garantir seu lugar.

 

Profice

As inscrições para três editais do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – Profice 2022: Artes Visuais, Patrimônio e Teatro vão até as 17h50 do dia 24 de agosto. Essa é a segunda etapa da quarta edição do programa, que é fruto da Lei Estadual 17.043/2011. Podem participar pessoas físicas domiciliadas no Paraná há pelo menos dois anos e pessoas jurídicas que tenham como objeto atividades artísticas no Paraná, também há pelo menos dois anos. Os proponentes estão limitados à inscrição de dois projetos em editais no âmbito do programa.

 

Profice 2

A execução dos projetos aprovados deve ser dentro do território paranaense. O Profice é o programa que, por meio da renúncia fiscal de ICMS, possibilita a valorização, produção, difusão, circulação, pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Paraná. Todas as informações estão detalhadas no edital e nos anexos neste link: https://bit.ly/3S2XVmc

 

Guaíra

Estão abertas as inscrições para o credenciamento de cantores líricos e coralistas no Centro Cultural Teatro Guaíra. Os editais selecionarão cantores profissionais que poderão ser chamados para atuar na ópera “Don Pasquale”, de Gaetano Donizetti, junto com a Orquestra Sinfônica do Paraná, ainda em 2022. Para participar de ambos os processos seletivos é necessário ler atentamente as regras. Eles podem ser encontrados na aba “editais”, dentro do site www.teatroguaira.pr.gov.br

 

Livro

A editora Companhia das Letras lançará, em 12 de agosto, uma nova edição do romance “Estela sem Deus”. Trata-se de obra escrita por Jeferson Tenório, autor vencedor do prêmio Jabuti por “O avesso da pele”. Já “Estela sem Deus” é sobre a história de luta e coragem de uma adolescente negra que sonha em ser filósofa e encontrar seu lugar no mundo. A capa é de Alceu Chiesorin Nunes.

 

Autor

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou na literatura com o romance “O beijo na parede” (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile