Em torno do tema “Contos e Reencontros”, os escritores Natalia Timerman e Miguel Sanches Neto abrem a programação desta sexta-feira, 4 de novembro, da edição 2022 da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim).
O encontro será às 9h, no auditório Joubert de Carvalho no Centro de Ação Cultural (CAC), localizado na avenida XV de Novembro, 514. Mediação a cargo de Michelle Joaquim.
Miguel Sanches Neto nasceu em 1965, em Bela Vista do Paraíso, Paraná. É autor de mais de 30 livros, entre romances, crítica, poesia, crônicas e contos. Publicado pela Companhia das Letras, “A máquina de madeira” foi finalista dos prêmios São Paulo e Portugal Telecom.
O mais recente livro do paranaense é “O último endereço de Eça de Queiroz”, lançado em 2022 pela Cia das Letras. Sanches Neto também tem longa carreira na academia, trabalhando como professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde atualmente exerce o cargo de reitor.
Já Natalia Timerman é médica psiquiatra pela Unifesp, mestre em psicologia e doutoranda em literatura pela USP. Publicou, entre outros livros, “Desterros: histórias de um hospital-prisão”, de 2017, e a coletânea de contos “Rachaduras”, em 2019. Em 2021, lançou o romance “Copo vazio”, sobre os percalços de uma mulher inteligente e bem-sucedida, que acaba submergida em afetos perturbadores após se apaixonar. O livro teve recentemente os direitos vendidos para o cinema e vai virar filme.
Internacional
Luís Cardoso, destaque internacional da Festa, terá participação online. Nascido no Timor Leste, ele ganhou o prêmio Oceanos de Literatura, que reconhece o livro mais importante escrito em língua portuguesa nos dez países lusófonos. O romance premiado se chama “O plantador de abóboras”.
Programação
Confira a programação completa desta sexta-feira, na Flim:
9h | Bate-papo: “CONTOS E REENCONTROS”
Escritores: NATALIA TIMERMAN e MIGUEL SANCHES NETO, mediação de Michelle Joaquim
Auditório Joubert de Carvalho (CAC)
9h30 | Oficina: “HAICAI” com LUCRÉCIA WELTER
Sala de Oficinas Nº 5 (Primeiro Piso)
Informações e inscrição aqui.
9h e 10h | Contação de histórias: “CONTANDO E CANTANDO HISTÓRIAS” com o grupo MEU CLOWN
Circo literário (Praça Renato Celidônio/“Praça da Prefeitura”)
13h30 e 14h30 | Contação de histórias: “CONTANDO E CANTANDO HISTÓRIAS” com o grupo MEU CLOWN
Circo literário (Praça Renato Celidônio/”Praça da Prefeitura”)
14h | Bate-papo: “O PODER DO TEXTO E DA IMAGEM NA LITERATURA PARA CRIANÇA”
Com LÚCIA HIRATSUKA, BLANDINA FRANCO e LOLLO, mediação de Maria Almeida
Auditório Joubert de Carvalho (CAC)
14h | Oficina: “CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS” com ROSANE CASTRO
Sala Nº 6 (Segundo Piso – CAC)
Informações e inscrição aqui.
19h | Bate papo internacional (online): “TIMOR SEM TEMOR”
Com LUÍS CARDOSO, mediação de Elaine Campos
Auditório Joubert de Carvalho (CAC)
19h | Palestra e lançamento literário: “CINECLUBISMO À DISTÂNCIA” com MARCUS BASTOS e RODRIGO GONTIJO
Sala Nº 6 (Segundo Piso – CAC)
21h30 | Show musical: “MEMÓRIA DAS ÁGUAS” com PATRÍCIA BORGES E BANDA
Circo literário (Praça Renato Celidônio)
Antologia
A antologia da “Fábrica Faglianostra” já está disponível em pré-lançamento na plataforma de financiamento coletivo Catarse (www.catarse.me/fabrica). A tira diária de quadrinhos “Fábrica Faglianostra” foi criada em 1986 pelo jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira e pelo designer Marcello Monteiro. Retrata o cotidiano de uma tradicional indústria – na qual nenhum dos operários sabe exatamente que é produzido e que é dirigida pelo tirânico empresário F. Faglianostra. Nas tiras, os conflitos de gerações da “famiglia” Faglianostra e a neurotizante rotina dos operários da linha de montagem intercalam-se e misturam-se.
Antologia 2
Premiada no 1º Concurso Nacional de Histórias em Quadrinhos, promovido pelo jornal carioca O Globo, a “Fábrica Faglianostra” foi publicada em cem jornais em todos os estados brasileiros. Em 1991, a produção das tiras foi encerrada. Três décadas depois, as mídias sociais serviram para admiradores da tira em todo o país localizarem os autores e “cobrarem” uma antologia da “Fábrica Faglianostra”.
Antologia 3
A luxuosa edição de colecionador da “Fábrica Faglianostra” é dividida em dois livros de 216 páginas cada (formato A4 horizontal 21 x 29,7 centímetros com capa dura e papel couché fosco de 150 gramas) reunidos em um box. A obra reúne uma seleção de 560 tiras diárias (inclusive algumas inéditas) e 120 dominicais coloridas. O box, com os dois livros, custa R$ 190 mais frete. No final de novembro, começarão a ser enviados os exemplares comercializados na pré-venda.